Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titanic

Falha e amadorismo: Os relatos do repórter que já viajou em submarino até o Titanic

Submarino, que desapareceu no oceano Atlântico no último domingo, já chamou atenção por falhas anteriormente

Redação Publicado em 20/06/2023, às 09h24 - Atualizado em 26/06/2023, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro dos destroços do Titanic em varredura e foto do submarino - ATLANTIC PRODUCTIONS/MAGELLAN e Divulgação/Oceangate Expeditions
Registro dos destroços do Titanic em varredura e foto do submarino - ATLANTIC PRODUCTIONS/MAGELLAN e Divulgação/Oceangate Expeditions

O desaparecimento de um submarino que realiza expedições até os destroços do Titanic chamou atenção no último domingo, 18. O submersível de 6,4 metros de comprimento sumiu no Oceano Atlântico com cinco passageiros e sem deixar rastros, assim intrigando internautas. 

Com o desaparecimento, a Oceangate Expeditions, que lidera as expedições, informou que explora e mobiliza 'todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança'.

"Todo o nosso foco está nos tripulantes do veículo submersível e suas famílias. Estamos profundamente gratos pela extensa assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de alto-mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível", alegou a companhia."Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes".

Como repercutido pelo portal de notícias UOL, com informações da TV Globo, não é a primeira vez que as expedições apresentam falhas. O jornalista David Pongue, da rede de televisão americana CBS News, é uma das pessoas que vivenciou a experiência e fez relatos alarmantes sobre o submarino. 

Primeiro, David apontou que o submarino só conseguiu descer 10 metros de profundidade, pois, apresentou problemas técnicos em uma das tentativas. Além disso, ele também relatou que o 'Titan', como é conhecido o submersível, contou com falhas de comunicação com a superfície e se 'perdeu' durante duas horas e 30 minutos, uma situação, no mínimo, assustadora. 

Controle de videogame

Pongue disse que 'tudo parecia amador', o que deixaria qualquer um 'horrorizado'. Além disso, ele também relatou que submarino não tem GPS, como consequência, conta com um uma embarcação na superfície que guia o submarino por meio de mensagens de texto. 

Também chamou atenção que o submarino é dirigido com um 'controle de videogame'. 

"O submarino era dirigido com controle de videogame. E não tinha GPS, nem cabo que o ligasse até a superfície, mas o fabricante garantiu que a cápsula, que é o mais importante, é segura, blindada, feita pela NASA", explicou o jornalista.