Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nostradamus

Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"

Grandes inundações, como as que acontecem no Rio Grande do Sul, fazem parte das previsões de Nostradamus para este ano; confira!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 09/05/2024, às 13h43 - Atualizado em 11/05/2024, às 14h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nostradamus e foto da enchente no RS - Domínio Público e Getty Images
Nostradamus e foto da enchente no RS - Domínio Público e Getty Images

A situação no Rio Grande do Sul é calamitosa. Desde o dia 29 de abril, chuvas torrenciais já causaram mais de 100 mortes e centenas de feridos e desaparecidos. Estima-se que 425 dos 497 municípios gaúchos sofreram algum tipo de dano. 

Porto Alegre está embaixo de água, com aeroporto e rodovias bloqueadas. O governo estima que ao menos 100 mil casas sofreram danos ou foram danificadas. Segundo Eduardo Leite, serão necessários cerca de 19 bilhões de reais para a reconstrução. 

O Rio Guaíba, que circunda a capital do Rio Grande do Sul, atingiu um recorde histórico no último domingo: 5,31 metros — mais que o dobro necessário para acionar um alerta. Mas levará dias para o nível diminuir. Enquanto isso, a previsão para os próximos dias é de frio e chuva; com ventos que podem chegar aos 100 km/h.

O Rio Grande do Sul já enfrentou uma grande enchente em 1941, mas segundo matéria publicada pelo UOL, Porto Alegre não investiu um único centavo na prevenção contra enchentes. 

+ Tragédia: Como foi a grande enchente de 1941 que afetou o Rio Grande do Sul?

Mas quem poderia imaginar que uma tragédia dessa magnitude poderia assolar o extremo sul do Brasil? Em previsões deixadas para o ano de 2024, Nostradamus alertou sobre grandes inundações e outras tragédias climáticas. Confira!

Tragédia prevista?

Segundo recorda matéria do Daily Star, o médico e vidente francês Michael de Nostradamus (falecido em 1566) deixou 942 previsões para o futuro durante seus 63 anos de vida. Algumas delas foram datadas para acontecer este ano. 

Apesar da crise climática ser um assunto alertado há décadas, o mundo parece pouco se importar com o caminho sem volta que insiste em seguir. Rumo a um colapso certo, segundo o próprio francês. 

Para esse ano, Nostradamus previu que "a terra ficará mais seca"; uma alusão aos recordes de temperaturas que nosso planeta vem enfrentando nos últimos anos. Mas ele também previu outras tragédias da natureza: 

Haverá grandes inundações que serão vistas", escreveu em uma passagem do seu livro 'Les Propheties' ('As Profecias', em tradução livre).

Além dos extremos eventos climáticos, o astrólogo também previu o aumento da fome no mundo: "Fome muito grande através da onda pestilenta". Entre outros assuntos, o Nostradamus também previu a morte do papa, um novo rei na Inglaterra e a guerra na China.