Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Nostradamus

Novo rei, guerra e fome: As previsões de Nostradamus para 2024

Vidente francês supostamente previu eventos como ascensão de Hitler e os ataques do 11 de Setembro. Mas o que esperar de 2024 segundo Nostradamus?

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 13/12/2023, às 18h00 - Atualizado em 28/12/2023, às 13h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Michel de Nostredame, astrólogo e vidente francês mais conhecido como Nostradamus - Domínio Público via Wikimedia Commons
Retrato de Michel de Nostredame, astrólogo e vidente francês mais conhecido como Nostradamus - Domínio Público via Wikimedia Commons

Astrólogo francês do século 16, Michel de Nostredame é popularmente conhecido como "o profeta da destruição". Uma das figuras mais controversas da história, Nostradamus foi boticário durante a Renascença e também praticava alquimia. 

Em 1555, ele publicou o livro 'Les Propheties' ('As Profecias', em tradução livre), uma coleção de 942 quadras poéticas — versos agrupados em quatro linhas — supostamente prevendo eventos futuros.

Iustração de Nostradamus/ Crédito: Getty Images

Embora seus escritos sejam um tanto vagos, ele acabou creditado por prever a ascensão de Adolf Hitler, os ataques de 11 de setembro e diversos outros acontecimentos da história. Mas o que Nostradamus pode ter previsto para o ano de 2024?


Um novo rei 

Em uma das passagens de 'Les Propheties', Nostradamus escreve que um "Rei das Ilhas" será "expulso à força" — o que muitos apontam como sendo uma referência ao rei Charles III. Além disso, reporta o IFLScience, outra passagem também pode ser entendida como uma alusão ao atual rei inglês: "Logo depois [de uma guerra desastrosa] um novo rei será ungido / Que, por um longo tempo, apaziguará a terra".

O rei Charles III durante a coroação/ Crédito: Getty Images

Especialista em Nostradamus, o autor britânico Mario Reading, falecido em 2017, já apontou que o astrólogo francês havia previsto a morte da rainha Elizabeth II. Ele também analisou que Charles III pode abdicar do trono devido aos "ataques persistentes contra ele e sua segunda esposa", segundo os versos de Nostradamus que dizem: 

Porque eles desaprovaram de seu divórcio, um homem que, depois, foi considerado indigno, o Rei das Ilhas teve sua saída forçada pelo povo. O homem que o substituirá nunca esperou ser rei".

A Guerra da China

O ano de 2024 não será de tranquilidade no que diz respeito da busca pela paz mundial. Afinal, Nostradamus previu "combate e batalha naval" e disse que um "adversário vermelho ficará pálido de medo, colocando o grande oceano em pavor".

Conforme o New York Post, o "adversário vermelho" pode ser uma alusão à China e sua bandeira vermelha. A "batalha naval" poderia ser uma referência às tensões do país com a Ilha de Taiwan. Por fim, importante ressaltar que Pequim, capital do país, conta com a maior marinha do mundo. 


Desastre climático

Embora a crise climática seja alertada há anos, o mundo parece caminhar a passos largos num caminho irreversível rumo ao colapso, segundo aponta o francês Nostradamus

Imagem ilustrativa/ Crédito: Pixabay

No mês passado, cientistas do observatório europeu Copernicus já relataram que 2023 foi o ano mais quente em 125 mil anos. Mas tudo deve ficar ainda pior.

A terra seca ficará mais seca e haverá grandes inundações que serão vistas", escreveu. 

Além dos extremos eventos climáticos, Nostradamus também previu o aumento da fome no mundo: "Fome muito grande através da onda pestilenta".


Um novo papa

O papa Francisco completará 87 anos no próximo domingo, 17. Apesar da data marcante, o líder da Igreja Católica sofre com problemas de saúde. A mudança papal é outro assunto tratado por Nostradamus.

Papa Francisco, atual líder da Igreja Católica/ Crédito: Getty Images

"Através da morte de um pontífice muito velho, um romano de boa idade será eleito, dele se dirá que enfraquece a sua visão, mas por muito tempo ficará sentado e em atividade mordaz", escreveu.