Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tigela romana com cabeça de boi pode ter revelado assentamento romano antigo

A tigela adornada com uma cabeça de boi foi encontrada por uma pessoa usando um detector de metal no País de Gales

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/05/2023, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A tigela com adorno de cabeça de boi que pode ter revelado um antigo assentamento romano - Divulgação/Museu Nacional do País de Gales
A tigela com adorno de cabeça de boi que pode ter revelado um antigo assentamento romano - Divulgação/Museu Nacional do País de Gales

Jon Matthews estava explorando um pasto no sudeste do País de Gales com seu detector de metal quando encontrou diversos artefatos que datam desde a Idade do Ferro, passando pelos tempos de ocupação romana da região, até o século 17. Os itens incluem uma curiosa tigela adornada com uma cabeça de boi.

O explorador amador encontrou os artefatos em 2019 na região de Monmouthshire, e afirmou que aquele "tesouro", como foi chamado pelo governo do Reino Unido, era uma "verdadeira beleza". Os achados arqueológicos de Matthews ajudaram especialistas a levantar a possibilidade de que a região já foi local para um assentamento romano.

Eu me sinto honrado por ter encontrado algo tão único que é ligado ao País de Gales e aos nossos ancestrais", disse Jon Matthews em um comunicado da Associação Nacional de Museus do País de Gales.

Tesouro arqueológico

Entre os artefatos encontrados estão vasos da Idade do Ferro, um caldeirão, uma peneira, duas canecas de madeira, um balde com acessórios e adornos de liga de cobre e a tigela com um cabo de metal para segurar em forma de cabeça de boi, que até hoje ainda mantém seus chifres intactos.

Junto desses tesouros da Idade do Ferro, também foram encontrados artefatos do período de hegemonia do Império Romano. Segundo o LiveScience, duas panelas de liga de cobre encontradas enterradas podem ter sido escondidas durante a invasão de Claúdio, o quarto imperador de Roma, à região.

Além das panelas, moedas romanas e artefatos de prata do século 17 também foram achados no sítio arqueológico. Os diversos tesouros relacionados a Roma encontrados na região apontam para um provável assentamento romano antes desconhecido na área. Segundo o comunicado que contou com a fala de Jon Matthews, o Museu Nacional do País de Gales demonstrou interesse em comprar os artefatos encontrados.