Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Indonésia

Vulcão entra em erupção na Indonésia e provoca fuga de moradores

Centenas de pessoas deixaram suas casas nesta quarta-feira, 17, depois que um vulcão entrou em erupção na província de Sulawesi

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 17/04/2024, às 09h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moradores deixaram região após vulcão entrar em erupção - Divulgação/vídeo/G1
Moradores deixaram região após vulcão entrar em erupção - Divulgação/vídeo/G1

Na Indonésia, um vulcão entrou em erupção em uma área remota, forçando centenas de pessoas a evacuarem o local nesta quarta-feira, 17, após a expulsão de lava e uma imensa nuvem de fumaça pela montanha.

O monte Ruang, situado na província de Sulawesi, entrou em erupção às 21h45 de terça-feira (horário local), com a atividade vulcânica persistindo ao longo do dia seguinte, de acordo com agências de vulcanologia e geologia.

Embora não haja relatos de vítimas após a erupção, aproximadamente 800 pessoas tiveram que deixar dois vilarejos na ilha próxima de Tagulandang, conforme relatado pela agência estatal Antara.

O fenômeno

De acordo com o portal G1, a primeira fase da erupção gerou uma coluna de cinzas com cerca de 2 quilômetros de altura. Posteriormente, o vulcão lançou materiais que atingiram uma altitude de 2,5 quilômetros, como informou Muhamad Wafid, diretor da agência geológica, em um comunicado.

Já na segunda-feira, a agência de vulcanologia havia emitido um alerta, indicando um aumento na atividade do monte Ruang, após dois terremotos registrados nas semanas anteriores.

A Indonésia, situada no "Anel de Fogo do Pacífico", é frequentemente afetada por atividades sísmicas e vulcânicas.