Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
PODCAST AH / Segunda Guerra Mundial

A saga de Maria Karoline, bisneta de D. Pedro II que foi vítima do Programa de Eutanásia Nazista

Durante a Segunda Guerra Mundial, a princesa Maria Karoline teve um trágico fim nas mãos dos nazistas

Redação Publicado em 23/03/2023, às 11h18 - Atualizado em 18/05/2023, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesa Maria Karoline, bisneta de D. Pedro II - Wikimedia Commons
Princesa Maria Karoline, bisneta de D. Pedro II - Wikimedia Commons

Bisneta de D. Pedro II, Maria Karoline nasceu com deficiência intelectuale até os 39 anos, esteve sob os cuidados de sua mãe, a arquiduquesa Carolina da Áustria-Toscana. Contudo, devido a idade avançada da matriarca, a princesa foi enviada para o Hospital Salzburg, mas o que ela não sabia é que seria vítima dos nazistas. 

O Hospital Salzburg tinha como diretor o reconhecido médico Leo Wolfer. Já o seu filho, o Dr. Heinrich Wolfer, era o encarregado pela ala masculina e pela divisão de doenças hereditárias. Contudo, Heinrich também eramembro da SS e defendia políticas eugênicas.

Implementado em 1939 pelos nazistas, o Programa de Eutanásia surgiu justamente a partir de uma política eugênica, sendo a primeira medida de extermínio em massa do Terceiro Reich. 

Em 1941, o Hospital Salzburg foi invadido pelos nazistas. Por sua vez, a princesa Maria Karoline e outras pacientes foram encaminhados para o Hospital Niedernhart.

Contudo, a bisneta de D. Pedro II ficou pouco tempo, pois logo foi enviada para o Castelo de Hartheim, onde os nazistas usavam para executar pessoas negras, idosas e com deficência física ou mental. 

Em seu primeiro dia no local, a princesa foi exceutada em uma câmara de gás.Estima-se, ainda, que outras 18 mil pessoas com algum tipo de deficiência física ou intelectual tenham sido assassinadas. 

Para saber mais sobre a saga completa de Maria Karoline e o desfecho após sua morte, ouça agora o podcast oficial do Aventuras na História. Toda semana você acompanha episódios inéditos disponíveis nas principais plataformas de áudio.

Clique aqui e fique por dentro!

Ouça agora o episódio: 


PODCAST AH / TITANIC

Durante a Guerra Fria, em meados da década de 1980, o oceanógrafo Robert Ballard se encontrou com Ronald Thunman, até então diretor executivo de operações navais da Marinha dos EUA. A princípio, o intuito da pesquisa era encontrar os submarinos U.S.S.Thresher e U.S.S. Scorpion, que naufragaram durante a década de 1960.

Leia mais aqui!