Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Natalia Grace

'A Órfã' da vida real? Conheça a turbulenta história de Natalia Grace

Órfã ucraniana de seis anos foi adotada em 2013, mas acabou abandonada três anos depois após ser acusada de ser uma adulta se disfarçando de criança

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 28/02/2024, às 17h53 - Atualizado em 22/04/2024, às 18h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Natalia Grace - Divulgação/Discovery ID
Natalia Grace - Divulgação/Discovery ID

Estrelado por Vera Farmiga e Peter Sarsgaard, o filme 'A Órfã' (2009) narra a perturbadora história de um casal que adota uma russa que eles pensam ter apenas 9 anos. A menina, porém, é uma psicopata de 33 que se passa por criança. 

A trama pode até parecer estranha e um tanto quanto ficcional, mas é justamente por isso que Michael e Kristine Barnett afirmaram ter passado depois que colocaram Natalia Grace dentro de sua casa. A verdade, por outro lado, passa longe disso.

A adoção

Em 2010, o casal Michael e Kristine Barnett adotou a órfã ucraniana Natalia Grace, que tinha apenas seis anos. Entretanto, em julho de 2013, eles a deixaram sozinha em um apartamento enquanto se mudavam para o Canadá. Como resultado, enfrentaram diversas acusações de negligência. 

Por outro lado, Michael e Kristine alegam que as coisas não são bem assim: Natalia seria uma adulta disfarçada de criança, alegaram. Em 2012, eles ainda conseguiram alterar legalmente o ano de nascimento de Grace de 2003 para 1989 — o que a faria ter 22 anos na época, e não 8.

Natalia Grace e os Barnetts - Reprodução/Video/Inside

Em entrevista ao Good Morning America, em 2019, Michaellevantou a possibilidade de Grace ser uma adulta de 33. Segundo a People, os Barnetts também alegaram que Natalia seria uma "vigarista" e "sociopata" que estaria determinada a prejudicar sua família. 

Durante os dois anos que viveu com a família adotiva, Grace foi acusada de tentar envenenar o café de Kristine; arrastá-la para uma cerca elétrica e ainda deixar tachinhas transparentes em uma escada para eles pisarem e se acidentarem. 

No documentário 'O Curioso Caso de Natalia Grace', Michael ainda deu mais detalhes das supostas ameaças de Natalia contra ele e sua ex-esposa (o casal se separou em 2014). "Ela ameaçou esfaquear meus filhos, arrastar seus corpos para fora e enterrá-los embaixo do convés".

Eu prometo a você que dentro de cinco anos alguém estará morto", teria dito Grace, segundo ele. 

Por outro lado, a ucraniana sempre negou todas as acusações, mostrando sua versão dos fatos em 'O Curioso Caso de Natalia Grace' — uma versão de seis horas extras do documentário. 

"Em cada mentira há uma verdade escondida, mas é preciso cavar o suficiente para poder vê-la", disse Natalia. "Eles não vão escapar impunes disso. Este é o meu lado da história".

Eu pareço um monstro para você?", questiona. 

A órfã

Conforme a People, a órfã ucraniana Natalia Grace chegou aos Estados Unidos em 2008. Ela foi diagnosticada com uma forma rara de nanismo chamada displasia espondiloepifisária congênita. Ao longo dos anos, ela viveu com várias famílias adotivas diferentes antes de ser adotada por Michael e Kristine Barnett em 2010.

Na ocasião, o casal acreditava ter adotado uma menina de apenas seis anos, no entanto, eles logo desconfiaram disso por diversos motivos. No documentário, contam que Grace já tinha pelos pubianos, dentes adultos e menstruava.

Desta forma, em meados de 2012, solicitaram ao Tribunal de Sucessões do Condado de Marion que mudasse legalmente a idade de Natalia

Natalia Grace ainda criança - Divulgação

No ano seguinte, Michael e Kristine se mudaram para um apartamento em Lafayette, no estado norte-americano de Indiana. Mas tudo não passou de uma ponte para deixarem Grace sozinha no local; visto que eles e seus três outros filhos foram morar no Canadá. Cortando qualquer tipo de contato com ela. 

A história de Natalia só ganhou repercussão em 2019, quando os promotores de Indiana apresentaram acusações contra o casal por negligência de um dependente. Em diversas entrevistas, os Barnetts acusaram a filha adotiva de ser uma adulta se passando por criança que faria de tudo para prejudicá-los. 

O destino 

Desde 2013, Natalia Grace vive com outro casal de Indiana: Cynthia e Antwon Mans, além de seus filhos, explica o The Lafayette Journal & Courier. Grace teria conhecido sua nova família após se mudar com os Barnetts para a nova cidade antes de ser deixada sozinha. 

Ao saber da situação da menina, Cynthia a convidou para viver com sua família. Em 2016, os Mans entraram com um pedido legal para se tornarem os tutores de Natalia. No entanto, coube a Justiça determinar se Grace era uma menor ou maior de idade. 

Com a manutenção de sua identidade como adulta, a família desistiu do pedido da tutela, mas ainda assim passou a cuidar dela. Com a batalha contra os Barnetts e a subsequente atenção da mídia, Cynthia e Antwon a apoiaram. 

Em entrevista ao talk-show de Dr. Phil McGraw, em 2019, os Mans apareceram ao lado de Grace e também testemunharam em seu favor em um julgamento, três anos depois, contra Michael

Eles, enfim, conseguiram adotá-la em 2023. No entanto, o então final feliz acabou devido a uma chocante revelação no último episódio de 'The Curious Case of Natalia Grace: Natalia Speaks'

Natalia Grace durante entrevista - Divulgação/ Vídeo

O documentário, lançado há um mês, revelou que os produtores de um programa receberam um telefonema preocupante de Antwon Mans: "Algo não está certo com Natalia… Sinto que ela é a inimiga da casa".

E ela nos disse que nós a mantivemos como refém. Nos fez parecer que somos o inimigo", continuou. 

Ainda na ligação, Cynthia Mans prosseguiu: "Natalia está esfaqueando sua família pelas costas, por causa de uma mentira completa!". Antwon acrescenta: "Ela também fez outras coisas, mas esse foi um novo ponto baixo. Natalia não tem emoções por nada além de si mesma… Nós terminamos com ela". 

O destino 

A mudança para o Canadá serviu para os Barnetts priorizarem os estudo de seu filho Jacob, que tinha 15 anos na época. Portador de autismo, ele era um prodígio em matemática e ciências, aprovado para fazer pós-graduação em física. 

Ainda em 2013, porém, Michael voltou do Canadá para Indianápolis, aponta o The Lafayette Journal & Courier. No ano seguinte, em fevereiro, ele pediu divórcio de Kristine após quase 20 anos de união. O processo só foi finalizado em 2018. 

Em setembro de 2019, o ex-casal foi acusado múltiplas vezes de negligência de um dependente por deixar Natalia sozinha em um apartamento enquanto se mudavam para o Canadá. 

Um juiz de Indiana rejeitou as acusações com base na nova idade de Natalia, entretanto, os promotores conseguiram seguir com o processo apresentando que Grace era incapacitada de viver sozinha por conta de seu nanismo. Michael foi declarado inocente em 2022, um ano antes das acusações contra Kristine serem rejeitadas. 

Apesar de toda a polêmica, Grace jamais disse que não se sentiu amada pelos Barnetts, mas refutou todas as acusações feitas contra ela: "Estou ouvindo todas essas coisas que nunca aconteceram de Kristine e Michael. É chocante e frustrante porque isso não é verdade. E as pessoas estão acreditando no que Kristine e Michael estão dizendo, mesmo sem ouvir a minha opinião".

Em uma publicação da família Mans, no Instagram, eles celebraram o 20º aniversário de Grace em 4 de setembro de 2023 (considerando o ano de nascimento originalmente listado na certidão de nascimento ucraniana de Natalia). Porém, segundo seu registro atual, ela estaria completando 34 anos.

Em agosto de 2023, um exame de sangue realizado pelo laboratório médico TruDiagnostic apontou que Natalia tem aproximadamente 22 anos — o que sugere que ela era uma criança quando os Barnetts a adotaram. 

Este pequeno pedaço de papel joga no lixo todas as mentiras que os Barnetts disseram com um fósforo", disse Natalia no documentário. "Isso apenas prova que eu não estava mentindo sobre minha idade".

"Eles ignoraram tudo que apontava para a verdade apenas para que pudessem criar essa mentira estúpida", afirmou ela. "Eles sabiam disso e ainda fizeram o que fizeram."

A história de Natalia Grace virou tema de uma série documental da ID disponível na plataforma de streaming Max. Em 'O Curioso Caso de Natalia Grace', o público confere detalhes da história.