Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

5 tecnologias de filmes de ficção científica que viraram realidade

Confira alguns objetos que, no passado, podiam ser encontrados apenas dentro das telas de cinema, mas hoje são parte de nosso dia a dia

Ingredi Brunato Publicado em 07/02/2024, às 17h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando cenas de 3 filmes futuristas diferentes - Divulgação
Montagem mostrando cenas de 3 filmes futuristas diferentes - Divulgação

O gênero de ficção científica sempre busca atiçar a curiosidade dos espectadores: muitas vezes dedicado a imaginar universos futurísticos, obras do tipo incluem tecnologias avançadas e conceitos científicos inusitados. 

Embora esses elementos tenham sido criados para provocar estranheza, por vezes alguns deles realmente acabaram se materializando após algumas décadas. É o caso dos objetos tecnológicos que apareceram nestes 5 filmes citados abaixo. Confira! 

1. 2001: Uma Odisseia do Espaço (1968)

Cena de Uma Odisseia no Espaço / Crédito: Divulgação/ Warner Bros.

Esse clássico do cinema, que foi dirigido pelo aclamado diretor Stanley Kubrick, fala sobre um grupo de astronautas numa missão que atravessa o espaço-tempo para desvendar um enigma. 

O longa é repleto de tecnologia de ares futuristas, incluindo algumas semelhantes a produtos que existem hoje, como tablets e assistentes virtuais (como a Siri da Apple, e Cortana da Microsoft). 

Embora não seja um objeto, também dá para dizer que essa produção lendária de Hollywood previu o turismo espacial, uma indústria que tem uma escalada de popularidade hoje em dia, ainda que ainda seja um luxo reservado aos ricaços. 


2. Blade Runner (1982)

Cena de Blade Runner / Crédito: Divulgação/ Warner Bros.

Um dos elementos marcantes de Blade Runner são seus billboards, isso é, um grande telão (ou outdoor digital) que exibe propagandas em sequência. No filme, a tecnologia é usada para criar um ambiente visualmente caótico e, para a época, pouco realista. 

Hoje, porém, existem algumas cidades grandes pelo mundo, como Nova York e Tóquio, em que os billboards são uma parte do dia a dia: são acoplados às laterais de prédios, e fazem parte da paisagem urbana. 


3.  De Volta Para o Futuro 2 (1989)

Cena de De Volta para o Futuro / Crédito: Divulgação/ Universal Studios 

A bem-sucedida franquia é mais conhecida por suas tecnologias de viagem no tempo — que, pelo menos até o momento, ainda não se concretizaram — mas conseguiu prever algo bem mais simples: o hoverboard

O equipamento é basicamente um "skate elétrico" cuja velocidade e direção é controlada através das mudanças de equilíbrio de quem está montado nele. É possível fazer curvas se apoiando mais em um pé do que no outro, por exemplo, e ir mais rápido se inclinando para frente. 


4. O Pentelho (1996)

Cena de O Pentelho / Crédito: Divulgação/ Sony Pictures 

Esta comédia satírica dos anos 90, estrelada por Jim Carrey, fez algumas previsões bem certeiras em relação ao futuro, conforme repercutiu o portal Collider. Perto do final do longa, Chip (interpretado por Carrey) faz um discurso interessante sobre as décadas seguintes: 

"Em breve, todos os lares americanos integrarão sua televisão, telefone e computador. Você poderá visitar o Louvre em um canal ou assistir luta livre feminina em outro. Não há fim para as possibilidades!", diz ele, basicamente descrevendo uma Smart TV, que hoje é um aparelho comum. 


5. A Vigilante do Amanhã: Ghost In the Shell (2017)

Cena de A Vigilante do Amanhã / Crédito: Divulgação/ Paramount Pictures 

Este último exemplo, por sua vez, é uma versão live-action de um filme animado japonês de 1996. No longa, a protagonista, que vive no ano de 2029, é interpretada por Scarlett Johansson, mais conhecida por seu papel de "Viúva Negra" no Universo Cinematográfico da Marvel. 

Um dos equipamentos mais curiosos usados por ela é o chamado "traje termóptico", que é capaz de camuflar quem o coloca a tal ponto que alcança praticamente a invisibilidade.

Neste caso, a tecnologia futurista pode não fazer parte de nosso cotidiano, mas, acredite ou não, já está em fabricação, sendo chamada de “projeção retrorreflexiva” (RPT). 

Quem está trabalhando em uma versão real desta vestimenta é um grupo de pesquisadores japoneses, conforme explica o Collider. Os tecidos retrorreflexivos, contudo, existem apenas como protótipos até o momento.