- Getty Images
Turismo

Conheça 6 construções incríveis feitas de sal

Lugares surpreendentes ao redor do mundo foram construídos apenas com blocos de sal

Letícia Yazbek Publicado em 22/05/2019, às 12h00

1. Catedral de Zipaquirá — Colômbia

Crédito: Getty Images

 

Uma das principais atrações da Colômbia, está localizada na cidade de Zipaquirá, a 48 quilômetros da capital Bogotá e a 180 metros debaixo da terra. A catedral foi construída na maior reserva salina do mundo, formada há milhões de anos, quando havia um mar que ocupava toda a região. Com o passar dos anos, o mar secou e deixou um enorme depósito de sal que solidificou e formou rochas de sal.

O local foi construído em 1954, mas as galerias teriam sido escavadas no século 18 e utilizadas como santuário religioso. A catedral foi fechada em 1990, por motivos de segurança. Cinco anos depois, outra foi inaugurada, 60 metros abaixo da igreja antiga. Além da catedral, o Parque do Sal abriga um museu, um auditório e uma praça central, onde se localiza a famosa cruz O Eixo Sacro.


2. Palácio de Sal — Bolívia

Crédito: Divulgação

 

Está localizado no Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, na Bolívia, formado após transformações nos lagos pré-históricos que haviam na região. O hotel Palácio de Sal foi construído em 2007, com blocos de sal da própria mina. Grande parte dos móveis e objetos do hotel também são feitos de sal: paredes, camas, mesas e cadeiras. Apesar da estrutura diferente, ele é como um hotel tradicional: conta com bar, restaurante, spa e até campo de golfe.


3. Adrère Amellal — Egito

Crédito: Reprodução

 

O Adrère Amellal, localizado na região do Vale do Siwa, no Egito, também é um hotel feito de sal. Ele fica próximo a um oásis e à beira de um lago de água salgada — é de lá que são extraídos os blocos de sal que formam o prédio. Artesãos locais extraem o sal cristal, usado na culinária e como fertilizante para as plantas, e o sal em forma de rocha, utilizado para esculpir utensílios e esculturas e formar o telhado, camas e paredes do hotel.


4. Mina de Wieliczka — Polônia

Crédito: Getty Images

 

Localizada a 15 quilômetros da cidade de Cracóvia, na Polônia, a Mina de Sal de Wieliczka é conhecida por ter uma grande tradição em visitas turísticas. A enorme reserva de sal foi formada há milhões de anos: com a ação do tempo, o sal cristalizado foi depositado nas águas marinhas que havia na região. No século 13, mineiros locais escavaram galerias e salas, que continuaram a ser visitadas ao longo dos anos.

A mina tem nove andares, cerca de 200 metros de profundidade e 300 quilômetros de extensão (apenas alguns trechos estão abertos ao público). O local abriga centenas de objetos decorativos e uma catedral esculpida em sal, que levou 30 anos para ser construída. Também há várias esculturas, feitas pelos próprios mineiros e por artistas que produziram suas obras no local mais recentemente. A Mina de Sal Wieliczka oferece guias turísticos em várias línguas e recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano.


5. Mina de Praid — Romênia

Crédito: Reprodução

 

Localizada a 350 quilômetros da capital Bucareste, a mina abriga um ambiente com museu, cafeteria, mesas de sinuca, livraria, espaço para show, capela e até internet wi-fi. A cidade subterrânea fica a 160 metros de profundidade e é aberta ao público. O local é muito procurado por pessoas que têm problemas respiratórios, como bronquite e asma: acredita-se que o ar do ambiente, com uma pressão atmosférica maior que a da superfície, ajuda nos tratamentos das doenças. A Mina de Sal de Praid recebe apresentações artísticas e musicais e cerimônias religiosas.


6. Underground Salt Museum — Estados Unidos

Crédito: Getty Images

 

O Underground Salt Museum, localizado na cidade de Hutchinson, no estado do Kansas, Estados Unidos, é um museu construído dentro de um dos maiores depósitos de sal do mundo. Inaugurado em 2007, o museu fica a 200 metros abaixo da superfície e tem mais de 100 quilômetros de extensão. Ao longo do percurso, os visitantes são guiados pela história da mineração e aprendem o processo de construção das galerias subterrâneas. E também há muita aventura: quem quiser pode visitar as partes inexploradas da mina e encontrar objetos antigos dos mineradores que a escavaram. Para isso, é necessário usar capacete com lanterna e aparelho de respiração.

Egito Estados Unidos Bolívia Mundo História Turismo Colômbia Polônia Romênia deserto de sal Mina de Praid Mina de Wieliczka construções Catedral de Zipaquirá sal lugares Adrère Amellal Underground Salt Museum Palácio de Sal

Leia também

De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?


Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?