Cena do filme 'Cidade de Deus' - Divulgação/ Lumière Brasil
Entretenimento

20 anos de 'Cidade de Deus’: Filme ganha versão em audiobook

A história foi narrada por Alexandre Rodrigues, ator que interpretou Buscapé no renomado longa de 2002

Redação Publicado em 26/01/2022, às 16h00

Em 1997, Paulo Lins lançou o romance ‘Cidade de Deus’, onde narra os bastidores da vida nas favelas do Rio de Janeiro. Em 2002, então, o livro ganhou fama mundial ao ser adaptado para os cinemas, em um longa com o mesmo nome. Agora, em comemoração aos 20 anos da produção audiovisual, a história foi transformada em um audiobook.

Esta é a primeira vez que a obra ganha uma versão narrada — que será distribuída exclusivamente pela plataforma Storytel Brasil, uma das líderes do mercado. Narrado pelo ator Alexandre Rodrigues, o livro estará disponível a partir de 27 de janeiro.

Tendo vivido o personagem Buscapé no longa de 2002, Rodrigues foi indicado pelo próprio Paulo Lins. “É um orgulho imenso reviver essa história tão importante e relevante até hoje em uma experiência completamente nova para mim”, disse o ator.

No filme só dei voz ao Buscapé, mas no audiobook tive a oportunidade de viver todos os outros personagens. Fiquei extremamente feliz por receber esse convite”, conta Rodrigues.

Tanto no filme, quanto no livro, a trama retrata a batalha entre o bem e o mal travada constantemente pela população periférica da cidade do Rio de Janeiro. Com isso, a obra foca em questões como o tráfico de drogas, pobreza extrema e violência.

Nesse sentido, os personagens Buscapé, Zé Pequeno, Bené e Mané Galinha foram inspirados em pessoas reais. A adaptação para o cinema, inclusive, chegou a ser indicada a quatro categorias do Oscar de 2004, incluindo ao prêmio de Melhor Direção.

A realidade mostrada em Cidade de Deus é, até hoje, um retrato atual da sociedade como um todo”, afirma Paulo Lins.

“Por ser uma história ainda tão representativa, que começou com o meu livro e foi para o cinema, acredito que a nova versão em audiobook servirá para atingir ainda mais pessoas. É uma bela forma também de celebrar o aniversário de 20 anos do filme", diz.

“O ator Alexandre Rodrigues fez um trabalho excepcional nos cinemas e trazê-lo para a narração do audiobook foi uma escolha perfeita, pois o fato da versão em áudio ser narrada pelo mesmo ator que deu vida ao personagem Buscapé nos cinemas agrega um valor emocional, que não tem preço”, finaliza o escritor.


Sobre a Storytel

A Storytel é uma das líderes globais em serviço de streaming de audiobooks e e-books e oferece serviço ilimitado de leitura e escuta em mais de 500.000 títulos globais. Sua visão é tornar o mundo um lugar mais empático, com grandes histórias para serem compartilhadas e apreciadas por todos, a qualquer hora e em qualquer lugar. A Storytel é uma plataforma digital além de um grupo editorial.

A área de streaming oferece assinaturas para audiobooks e e-books pelas marcas Storytel e Mofibo. A área de publicações é composta pelas editoras Norstedts, Massolit, StorySide, Printz Publishing, People’s Press, Rabén & Sjögren, B.Wahlströms, Gummerus Kustannus and Norstedts Kartor. A Storytel opera em 25 mercados ao redor do mundo e está sediada em Estocolmo, na Suécia.


*A Storytel atualizou recentemente o valor da assinatura para R$14,90. O plano Premium mantém as mesmas características, incluindo o acesso a todo o catálogo da plataforma sem limite de horas de consumo. É possível testar o plano gratuitamente por 7 dias.

Mais informações clique aqui e visite @storytelbrasil / Para baixar o app clique aqui.

Brasil Rio de Janeiro notícia entretenimento Cidade de Deus Audiobook Alexandre Rodrigues Paulo Lins

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!