- Nacional Center for Airborne Laser Mapping
Civilizações

27 sítios Maias são descobertos graças à digitalização a laser

Com auxílio de dispositivo a laser, pesquisadores obtêm novas informações sobre a civilização

Joseane Pereira Publicado em 16/10/2019, às 10h00

Uma técnica de sensoriamento remoto tem auxiliado pesquisadores a encontrar evidências dos povos Maia nas florestas tropicais. Denominado Lidar, o sensor a laser teve como última descoberta uma grande rede de canais e campos de cultivo agrícolas. Segundo o professor Tim Beach, da Universidade do Texas em Austin, as descobertas sugerem "impactos humanos precoces e extensos nos trópicos globais”.

Mais de 6.500 milhões de pulsos do Lidar foram enviados, voando 570 metros acima dos locais suspeitos. A área mais estudada foi o campo Paraíso dos Pássaros, que continha um labirinto de canais com mais de 70 km – extensão cinco vezes maior que as suspeitas anteriores.

Uma casa Maia em Belize / Crédito: Wikimedia Commons

 

Para Christopher Carr, professor da Universidade de Cincinnati que não participou da pesquisa, o dispositivo seria capaz de detectar características ignoradas pelos pesquisadores mais experientes."Este documento é outro lembrete de como o Lidar está revolucionando a arqueologia nos trópicos”, afirmou ele.

A pesquisa também auxiliará no entendimento sobre o dióxido de carbono e metano emitidos pelos povos Maia. "Agora estamos começando a entender a pegada humana completa do antropoceno nas florestas tropicais", afirmou Beach em comunicado coletivo. "Essas redes de áreas úmidas podem ter mudado o clima muito antes da industrialização, e essa pode ser a resposta para a longa questão de como uma civilização da floresta tropical foi alimentada".

floresta tropical maias dispositivo laser digitalização

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna