Imagem dos refugiados em Bangladesh - Divulgação
Ásia

58 dias à deriva: Guarda Costeira de Bangladesh resgata cerca de 400 refugiados

As autoridades afirmam que o barco esteve no oceano por quase dois meses em uma tentativa falha de chegar à Malásia

Penélope Coelho Publicado em 16/04/2020, às 11h02

Na última quarta-feira, 15, a guarda costeira de Bangladesh anunciou que havia resgatado um grupo de Rohingya, que estava à deriva no mar do país. As autoridades locais afirmaram que cerca de 380 pessoas estavam famintas em um navio de pesca superlotado. O tenente Shah Zia Rahman, que localizou o barco, disse que pelo menos 28 pessoas morreram.

Segundo informações do jornal Dhaka Tribune, eles estavam à deriva por 58 dias e aparentemente vieram de um campo de refugiados da costa sudeste do país e estavam a caminho da Malásia. Os Rohingya permaneceram nas águas de Bangladesh quando descobriram que o país implementou um controle rigoroso na costa devido à pandemia de Covid-19.

Milhares vivem em campos de refugiados perto da fronteira entre Bangladesh e Birmânia e tentam fugir da vida miserável em uma tentativa de escapar da repressão militar iniciada em 2017. Com poucas oportunidades locais, eles tentam chegar a outros países como Malásia e Tailândia, através da baía de Bengala e do mar de Andamão - como uma rota marítima de fuga.

Segundo Louise Donovan, porta-voz da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a instituição ofereceu um apoio ao governo de Bangladesh, para que essas pessoas sejam enviadas para centros de quarentena, onde possam receber atendimento médico.

refugiados mortes mar barco Bangladesh

Leia também

Números do seriado ‘Lost’ são sorteados na Mega-Sena


Nasa inicia desenvolvimento da primeira ferrovia na Lua


Roberto de Carvalho transformará letras de Rita Lee em canções


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Morre copiloto do histórico voo de volta ao mundo, Dick Rutan, aos 85 anos


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico