Imagem ilustrativa de T-Rex (esq.) e de nova espécie encontrada na Argentina (dir.) - Foto de Willgard, via Pixabay e Reprodução / X / @eldestapeweb
Dinossauro

70 milhões de anos: Dinossauro com braços menores que do T-Rex é descoberto

O animal carnívoro que teria vagado há 70 milhões de anos possuía braços pequenos que poderiam ajudar a comer melhor; entenda!

Isabelly de Lima Publicado em 22/05/2024, às 17h51

Quem já viu alguma ilustração do famoso T-Rex sabe que o antigo animal tinha braços consideravelmente curtos em relação ao tamanho de seu corpo. No entanto, uma nova espécie carnívora, que vagou pela Terra há 70 milhões de anos, possui braços ainda menores que o animal que ganhou fama de terrível.

Diego Pol, explorador da National Geographic, e uma equipe global de pesquisadores e paleontólogos descobriram seus restos fossilizados na Formação La Colonia, na Patagônia central.

Apelidado de Koleken inakayali, o dinossauro representa somente o segundo conhecido da família dos abelisaurídeos que viveu na Formação La Colonia durante o final da era dos dinossauros.

O Koleken é muito similar ao “touro de carne”, o Carnotaurus sastrei, o único outro abelisaurídeo da Formação La Colonia, que foi popularizado através do filme ‘Jurassic World’. Mas ao contrário de seu “antecessor”, esse possui um tamanho menor e exibe características anatômicas e cranianas diferentes — principalmente a ausência dos chifres.

Descubrieron un nuevo dinosaurio patagónico🦕

😱Fue bautizado como Koleken inakayali, era carnívoro y vivió en lo que hoy es Chubut hace 69 millones de años. pic.twitter.com/Tbjs1pkBYb

— El Destape (@eldestapeweb) May 21, 2024

O que foi encontrado?

A equipe da pesquisa, que foi publicada na revista Cladistics, detalha que, entre as descobertas, estão ossos do crânio, uma série quase completa de ossos das costas, um quadril completo e diversos ossos da cauda e pernas.

Nosso estudo também analisa a evolução dos abelisaurídeos e seus parentes ao longo do tempo, e identifica pulsos de taxas aceleradas de evolução do crânio no Cretáceo Inferior”, disse Diego Pol no estudo.

Já as teorias para os braços curtos desses animais incluem, segundo o Daily Mail, o uso deles para matar presas mais de perto, ou até que teriam evoluído para não atrapalharem a mordida mortal do dinossauro.

ossos estudo animal dinossauro Patagônia explorador menores pequenos carnívoro T-rex braços

Leia também

Mulher tem surpresa ao comprar vaso em brechó por apenas 4 dólares


Príncipe William e Kate Middleton planejam encorajar os filhos 'a saírem' da realeza, diz fonte


Princesa Charlotte, filha de William e Kate, teria 'devolvido' presente luxuoso


Armadura romana de 1.500 anos, descoberta na Turquia, é restaurada


'Os Simpsons' previu: Peixe de três olhos é encontrado na Groenlândia


William ‘estava certo’ ao ‘avisar’ Harry sobre romance com Meghan Markle, diz especialista