A adolescente passou uma noite na prisão - Divulgação / Tiachinollan Human Rights Center
México

Adolescente é presa após fugir de casamento arranjado

O caso aconteceu no México; a garota de 14 anos foi vendida pela própria mãe

Redação Publicado em 07/12/2021, às 08h42

Uma menina de 14 anos foi presa na segunda-feira, 29, depois de fugir de um casamento arranjado, em um vilarejo do estado mexicano de Guerrero. Apesar da prática ser ilegal no país, sua própria mãe a vendeu por cerca de 9.300 dólares, o equivalente a um valor em torno de 53 mil reais.

A jovem, que vivia em Joya Real, acreditava que quem iria se casar era sua irmã mais velha e descobriu a verdade somente no dia da cerimônia.

"Por ser menor, ela nunca pensou que a noiva seria ela", declarou Abel Barrera, diretor do Centro de Direitos Humanos Tlachinollan ao Daily Beast.

Segundo informações do UOL, quando soube da verdade, a jovem decidiu fugir de casa e se encontrou com um amigo, de 15 anos, que a ajudou. "Ela simplesmente queria preservar sua liberdade, sua vida e sua segurança", disse Barrera.

"Depois que uma menina é comprada, ela é tratada como um objeto pela família que pagou. Tem que trabalhar, cozinhar, limpar. Se arranja um emprego, o salário não é dela, mas do sogro", contou.

No entanto, a garota acabou sendo detida por policiais comunitários. Como representantes locais, não há qualquer ligação entre esses grupos e as polícias federal ou estadual do México. Por isso, a jovem foi levada para a prisão mesmo sem ter cometido qualquer crime.

Na terça-feira, 30, membros do Centro Tlachinollan de Barrera, policiais estaduais e representantes da promotoria local se dirigiram até Joya Real para garantir a soltura da garota. Agora, ela se encontra sob custódia protetora no sistema de Desenvolvimento Familiar Completo do México.

De acordo com o advogado Neil Arias Vitino, a adolescente falava apenas a língua mixteca Tu'un Savi. "É uma garota monolíngue, analfabeta e que não tem o mínimo de escolaridade. Na maioria do tempo, ficou em silêncio", afirmou.

México Casamento menina Jovem adolescente presa

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada