Destroços do P-38 Lightning e aeronave voando - Alessandro Aulicino e CindyN/Wikimedia Commons
Segunda Guerra

Aeronave da 2ª Guerra é encontrada e resolve mistério de 80 anos

P-38 Lightning do aviador norte-americano Warren Singer desapareceu em agosto de 1943, antes da tomada da Itália pelos Aliados

Fabio Previdelli Publicado em 30/11/2023, às 15h37

Em 25 de agosto de 1943, um ataque aéreo aconteceu à Itália poucos dias antes da invasão dos Aliados, na Segunda Guerra Mundial. A missão foi um grande sucesso, destruindo 65 aviões inimigos — contra apenas sete perdas.

Desde então, perdurava um mistério por mais de 80 anos: o que aconteceu com a aeronave P-38 Lightning do aviador norte-americano Warren Singer? Afinal, o segundo-tenente jamais havia chegado ao local de batalha. 

Aeronave P-38 Lightning/ Crédito: Domínio Público

 

Segundo os registros da Força Aérea, sua aeronave foi vista pela última vez sobrevoando a região da Manfredonia, comuna que fica a cerca de 35 quilômetros de distância a leste de Foggia, onde o ataque aconteceu. 

Mistério resolvido

Agora, 80 anos depois, mergulhadores encontraram os destroços do P-38 Lightning em uma profundidade de 40 metros abaixo do Golfo de Manfredonia, colocando um fim ao mistério que envolvia a aeronave.

Conforme repercutido pelo Daily Mail, Warren Singer tinha apenas 22 anos quando deixou sua esposa Margaret — com quem havia se casado cinco meses antes. A mulher estava grávida de Peggy, que nasceu em janeiro de 1944. 

+ Avião utilizado na Segunda Guerra é encontrado 80 anos depois no RN

Sobre a descoberta do avião, o neto de Singer, Dave Clark, declarou: "Warren é um herói para todos nós e nós o amamos. Ele era um homem muito jovem com amor, esperança e sonhos". 

O mergulhador Fabio Bisciotti investigando os destroços/ Crédito: Alessandro Aulicino

 

Responsável pela descoberta, o mergulhador Fabio Bisciotti relatou que a aeronave estava em condições surpreendentemente boas. "O avião está em muito boas condições… provavelmente teve uma falha mecânica e apenas caiu na água".

Não foi duramente atingido por armas antiaéreas porque estava muito longe da costa — estamos a falar de cerca de seis quilômetros, mais ou menos", explicou.

Outro ponto curioso revelado pelo líder do grupo de estudos subaquáticos da Liga Naval Italiana, é que não havia vestígios de corpo na aeronave. Bisciotti acredita que o segundo-tenente conseguiu escapar dos destroços e, posteriormente, se afogou. 

"As janelas estão abertas, então temos certeza de que ele conseguiu abandonar o avião e quem sabe o que aconteceu? Talvez ele tenha tentado nadar ou, por causa do uniforme, tenha afundado. Mas temos certeza de que ele se afogou", completou. 

Itália Segunda Guerra notícias Aliados mistério mergulhador Warren Singer aeronave P-38 Lightning

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência