Camilla e uma coroa simbólica - Getty Images e Pixabay
Elizabeth II

Afinal, Camilla poderia assumir o trono britânico?

Com a morte da rainha Elizabeth II, Camilla assume o trono como rainha consorte

Redação Publicado em 09/09/2022, às 11h11 - Atualizado às 11h12

Com a morte da rainha Elizabeth, que faleceu na última quinta-feira, 8, aos 96 anos, quem assume o trono do Reino Unido é o príncipe Charles. Ao lado de Camilla, sua esposa, os dois se tornam os novos representantes da monarquia inglesa.

Com isso, fica a dúvida: Afinal, Camilla poderia assumir o trono como rainha da Inglaterra? Bom, primeiro é necessário enfatizar o valor do título da esposa de Charles III. Com a morte de Elizabeth, ela se torna rainha consorte, que apesar de proporcionar status, não leva a nobre para a linha de sucessão, ou seja, ela não poderia assumir o trono.

Getty Images

 

Também vale lembrar que até o Jubileu de Platina, ocorrido neste ano, o povo não tinha a certeza se Camilla assumiria o título. A informação só foi confirmada após uma carta escrita por Elizabeth II. 

"Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que têm dado a mim; e é o meu sincero desejo que, quando a hora chegar, Camilla será conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal", afirmou a rainha. 

Camilla também encarou ataques a sua reputação no passado. Isso porque ela se tornou amante de Charles enquanto o mesmo era casado com Diana. Quando se casou com o príncipe no ano de 2005, um comunicado disponibilizado na página oficial de Charles ditava que Camilla será 'princesa consorte' quando o marido se tornasse rei. A mudança só foi passada ao mundo com o que foi anunciado pela rainha no Jubileu de Platina.

O que faz uma rainha consorte?

Com a morte de Elizabeth, o papel de Camilla como consorte é "fornecer companheirismo e apoio moral e prático" ao rei, segundo o Palácio de Buckingham. O site da monarquia também fala sobre a cerimônia de coroação: 'a não ser que algo diferente seja decidido, a rainha consorte é coroada com o rei, em uma cerimônia similar, porém mais simples'. 

Como consequência, fica claro que Camilla não tem os mesmos poderes de Charles, afinal, o trono só é assumido por pessoas que nasceram na linha de sucessão, e nunca tomado por pessoas que se casam com membros da família real. 

Inglaterra monarquia charles harry Elizabeth II William Buckingham Andrew

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência