Imagem ilustrativa - Getty Images
Saúde

Alerta: Vacinação contra sarampo em bebês atingiu maior queda em 20 anos

OMS e CDC alertam risco de surto; Brasil é um dos mais afetados

Fabio Previdelli Publicado em 11/11/2021, às 12h00

Um relatório publicado na última quarta-feira, 10, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, divulgou um dado alarmante: em 2020, o número de bebês ao redor do mundo que perderam a primeira dose da vacina contra sarampo deu seu maior salto em 20 anos. 

Ao todo, 24 campanhas de imunização contra a doença foram adiadas no ano passado por conta da pandemia do novo coronavírus. Conforme explica Kevin Cain, diretor de imunização global do CDC, a doença é tão grave em crianças que pode levá-las à morte. 

Um dos países onde a queda mais preocupa é justamente o Brasil. De acordo com Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações: "De 2015 até início de 2019, a média de cobertura vacinal era de 90%, 95%. Em 2019, abaixou para 80% e, na pandemia, isso caiu para perto de 70%", explicou em entrevista à Folha. 

O CDC alerta, ainda, que as campanhas de imunização precisam ser retomadas o quanto antes, enquanto medidas de circulação de pessoas ainda estão em vigência, visto que o sarampo é um dos vírus mais contagiosos do mundo — apesar de ser praticamente evitável por conta da vacinação, conforme explicou Cain

A OMS relatou que a ameaça de surtos cresceu mesmo com a queda de 80% no número de casos relatados, já que a atual pandemia dificulta uma vigilância sanitária eficaz, além da redução do número de amostras enviadas para laboratórios, que atingiu seu menor índice na década.

Mundo notícias doença saúde vírus Sarampo Preocupação vacinação

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb