Personagens da M&Ms - Divulgação / Mars Wrigley
M&Ms

Após polêmica entre conservadores, M&M's deixa de usar personagens em publicidade

Marca decidiu abandonar personagens criticados nos EUA por serem 'politizados'

Giovanna Gomes Publicado em 24/01/2023, às 12h37

Após receber inúmeras críticas vindas de conservadores estadunidenses, a marca de doces M&M's decidiu parar de incluir em seus anúncios publicitários os famosos personagens coloridos no formato de pastilhas de chocolate. O motivo para a polêmica é que, segundo a direita conservadora, eles seriam politizados.

De acordo com a revista Exame, tudo começou em setembro do ano passado, quando a marca lançou a personagem Purple (roxo), a mais nova integrante da família de "spokescandies" (porta-vozes dos doces).

Purple, assim como Green (verde) e Brown (marrom), é uma porta-voz feminina, criada "para representar a aceitação e a inclusão", segundo a M&Ms.

A cor roxa, no entanto, não agradou aos conservadores, uma vez que costuma simbolizar a comunidade LGBTQIA+. Com isso, a empresa Mars Wrigley, fabricante dos M&M's, começou a receber ataques de internautas que diziam que a companhia havia politizado e tornado "woke" os populares doces. O termo inglês "woke" é usado para se referir ao ativismo contra toda forma de discriminação em relação a minorias.

Nova polêmica

O assunto voltou a ser comentado neste mês de janeiro, quando a marca passou a comercializar uma edição limitada de M&Ms contendo apenas doces com as cores das três personagens femininas.

Isso foi motivo de reclamação até mesmo de um dos dos principais apresentadores da emissora Fox News, Tucker Carlson. "Os M&M's 'woke' voltaram", criticou Carlson, que declarou que Green era "possivelmente lésbica" e que Purple era "obesa".

Um ano atrás, o mesmo apresentador já havia se mostrado incomodado com a substituição das botas brancas de Green por tênis, o que a teria deixado "menos sexy".

O tema foi comentado pela empresa em um comunicado publicado na última segunda-feira, 23, no Twitter. Na nota, os responsáveis escreveram:

"Estados Unidos, conversemos. No último ano, fizemos algumas mudanças em nossos queridos porta-vozes. Não estávamos certos de que alguém se daria conta. E definitivamente não achamos que isto afetaria a internet. Mas agora entendemos: até os sapatos de um doce podem causar polarização. Era a última coisa que os M&Ms queriam, pois nosso objetivo é unir as pessoas", disse.

A companhia comunicou então que, por esse motivo, aposentaria seus personagens, que agora devem ser substituídos pela a atriz e comediante Maya Rudolph nas novas campanhas.

"Estamos certos de que a sra. Rudolph defenderá o poder da diversão para criar um mundo em que todos sintam fazerem parte", finalizou a M&M's.

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