Busto de bronze do imperador Calígula - Reprodução/Strawberry Hill House & Garden
Arqueologia

Após quase 200 anos desaparecido, busto de bronze do imperador Calígula é encontrado

Um busto de bronze do imperador romano Calígula, conhecido por seu comportamento sexualmente depravado, foi localizado após quase 200 anos

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/06/2024, às 17h11 - Atualizado em 28/06/2024, às 18h39

Especialistas descobriram um fascinante busto de bronze que representa um dos nomes  mais intrigantes da História: o imperador Calígula.

O busto, perdido por quase 200 anos, tem 12 centímetros de altura e foi encontrado originalmente em Herculano, uma cidade romana devastada pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.

É possível que a obra tenha sido esculpida em Herculano, pouco antes, ou após a morte de Calígula, aproximadamente 2.000 anos atrás. 

+ Calígula, o imperador injustiçado.

O busto retrata a testa alta do imperador, sua boca pequena de lábios finos e um queixo proeminente.

Após uma busca persistente que durou uma década, o busto foi descoberto pela Dra. Silvia Davoli, curadora de Strawberry Hill e historiadora da Universidade de Oxford.

"A descoberta do busto de Calígula é verdadeiramente um acontecimento emocionante. Cada objeto recuperado abre portas para novas hipóteses, ajudando-nos a compreender melhor a vida secreta dos objetos e seus movimentos ao longo dos séculos", disse ela, conforme repercutido pelo Daily Mail. 

Detalhes do busto - Reprodução/Strawberry Hill House & Garden

 

Investigação

No século 18, o busto foi dado ao famoso escritor e político inglês Horace Walpole por Sir Horace Mann, um parente distante que serviu como enviado britânico na Itália. Na ocasião, tanto Mann quanto Walpole ficaram impressionados com a expressividade do rosto, que descreveram como representando o imperador “no início de sua loucura”. 

Assim como muitos de seus tesouros, Walpole o guardou em Strawberry Hill House, sua vila neogótica construída em Twickenham a partir de 1749.

No entanto, em 1842, o busto que representa Calígula foi vendido durante um episódio conhecido como a “Grande Venda”, aonde parte de sua coleção foi dispersa, e desde então, desapareceu.

Agora, após 182 anos, o busto fora emprestado à sua residência original, a Strawberry Hill House, para uma exposição que será realizada de 29 de junho a 8 de setembro.

Imperador arqueologia Calígula bronze busto

Leia também

Mansão de Pelé no Guarujá pode ser leiloada para pagar dívida milionária


Warren Buffett deixará fortuna de R$ 720 bilhões para fundo de caridade, diz jornal


Espanhol paga dívida milionária com diversas obras de arte


Nepal: 'Menino Buda' é condenado por abuso sexual infantil


Mais de 300 tumbas cheias de múmias são encontradas no Egito


Quatro turistas são resgatados após desaparecerem em caverna em Goiás