Dom Odilo Scherer - Getty Images
Dom Odilo Scherer

Arcebispo é alvo de mais ataques ao explicar uso de roupa vermelha

Dom Odilo Scherer foi alvo de ataques nas redes sociais ao fazer reflexão sobre a atual violência política

Redação Publicado em 19/10/2022, às 10h41

Nos últimos dias, o arcebispo Dom Odilo Scherer usou o seu perfil no Twitter para fazer uma reflexão a respeito da violência política em solo brasileiro. O religioso chamou atenção ao explicar a cor de sua vestimenta, marcada pelo vermelho e associada por muitos a uma possível manifestação política - o que não é verdade. 

Se alguém estranha minha roupa vermelha (perfil), saiba que a cor dos cardeais é o vermelho (sangue), simbolizando o amor à Igreja e prontidão ao martírio, se preciso for. Deus abençoe a todos. Mas… ninguém machuque ninguém!", escreveu Odilo

No entanto, apesar da explicação do religioso, o Tweet foi alvo de mais críticas. "Não é a roupa.....é a alma que está ficando vermelha", respondeu um internauta. Já outro usuário escreveu que: 'A face é que deveria estar vermelha. As ações contradizem o que pregam. Deus abençoa e perdoa a todos que se arrependem".

A face é que deveria estar vermelha. As ações contradizem o que pregam. Deus abençoa e perdoa a todos que se arrependem.

— 🇧🇷 🇧🇷 contagem pública dos votos (@hilbird5) October 16, 2022

Também ignorando a explicação do arcebispo, uma conta escreveu 'É nada, vai, confessa...você usa porque é vermelho por dentro e por fora". Outro usuário disse que o religioso: 'O Sr já mostrou a que veio...'.

É nada, vai, confessa...você usa porque é vermelho por dentro e por fora.

— 𝑀𝒾𝓇𝒾𝒶𝓂 𝒦𝓁𝒶𝓈𝓈 𝒹𝑒 𝑀𝑜𝓇𝒶𝑒𝓈 2️⃣2️⃣ (@MiriamKlassM) October 17, 2022

Outros internautas, todavia, manifestaram apoio após o Tweet do arcebispo: "Quando um arcebispo recebe xingamentos e precisa explicar que sua roupa de cor vermelha não é referência à partido político, percebemos que falhamos como sociedade civilizada...", escreveu um usuário. Outra conta também se solidarizou com Dom Otilo, lamentando os ataques: "Meu Deus! Até onde chegamos por conta da violência e ameaça do bolsonarismo?".

A reflexão

Inicialmente, Dom Odilo enfatizou ser a favor 'da família, contra o aborto e toda violência contra a pessoa'. Também destacou que não aprova 'comunismo e nem o fascimo'. 

"Alguém tem dúvidas? Creio em Deus, em JCristo Salvador, amo a Palavra de Deus e da Igreja. Sou a favor da família, contra o aborto e toda violência contra a pessoa; não aprovo comunismo nem o fascismo; sou a favor da moral dos mandamentos de Deus. Estou em comunhão com o Papa…", escreveu ele. 

Em seguida, o arcebispo fez uma reflexão sobre a violência nos tempos atuais. 

"Tempos estranhos esses nossos! Conheço bastante a história. Às vezes, parece-me reviver os tempos da ascensão ao poder dos regimes totalitários, especialmente o fascismo. É preciso ter muita calma e discernimento nesta hora!",  continuou. 

Eu continuo desconfiada com esse perfil.

— GAÚCHA BOLSONARISTA (@VeraTor61676200) October 18, 2022

O senhor só se manifesta agora que doeu no seu calo?

— Tiozão. #Brilha uma estrela ⭐ (@eu_o_cazzu) October 17, 2022

Vai rezar 🤲 e pedir perdão pelos seus pecados.

— 🌻Viezzer 🇧🇷🇮🇹🇨🇭 (@viezzer2) October 17, 2022
ataques redes sociais roupa Ofensas críticas Dom Odilo Scherer arcebispo

Leia também

Importantes itens da Idade do Bronze são roubados de museu inglês


Príncipe Harry e rei Charles não se encontrarão em Londres


Mãe de Isabella reage à liberdade de Alexandre Nardoni: ‘Lamentável’


Equipes de buscas encontram corpo de última vítima de desabamento de ponte nos EUA


Brasileira nos EUA viraliza ao mostrar itens que são jogados fora pelos americanos


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online