Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Após críticas, arcebispo de São Paulo explica por que usa roupa vermelha

Mais lidas: Arcebispo de São Paulo usou as redes sociais para explicar a vestimenta vermelha

Redação Publicado em 18/10/2022, às 09h42 - Atualizado em 23/10/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Odilo Scherer - Getty Images
Odilo Scherer - Getty Images

Após ataques em meio ao período de eleições presidenciais, Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, usou as redes sociais para explicar a cor de sua vestimenta e também gerar uma reflexão a respeito de brigas políticas.

A declaração de Odilo se dá após religiosos católicos serem atacados. Na visão de algumas pessoas, a cor vermelha da vestimenta significa apoio ao candidato Luis InácioLula da Silva, do PT. No entanto, isso não passa de fake news. 

Através de uma publicação no Twitter, o cardeal explicou o motivo de sua vestimenta ser vermelha. 

Se alguém estranha minha roupa vermelha (perfil), saiba que a cor dos cardeais é o vermelho (sangue), simbolizando o amor à Igreja e prontidão ao martírio, se preciso for. Deus abençoe a todos. Mas? ninguém machuque ninguém!", escreveu na publicação.

Dom Odilo também falou sobre os 'tempos estranhos' que vivemos atualmente e fez uma reflexão sobre regimes totalitários. 

"Tempos estranhos esses nossos! Conheço bastante a história. Às vezes, parece-me reviver os tempos da ascensão ao poder dos regimes totalitários, especialmente o fascismo. É preciso ter muita calma e discernimento nesta hora", diz a publicação.

O religioso também enfatizou que é "a favor da família, contra o aborto e toda a violência contra a pessoa; não aprovo comunismo nem o fascismo; sou a favor da moral dos mandamentos de Deus".