Indiana Jones em combate durante uma cena de seu filme - Divulgação / LucasFilm
Entretenimento

Arqueóloga revela o que é real e mentira nas buscas arqueológicas dos filmes de Indiana Jones

Revisando diversas cenas, a especialista Alexandra Jones comentou sobre o embasamento teórico e prático da franquia de Hollywood

Wallacy Ferrari Publicado em 02/09/2020, às 10h40

As aventuras de Harrison Ford no corpo do caçador de tesouro mais conhecido da ficção inspirou uma geração de pequenos espectadores das telonas a tentarem o sonho de viver uma aventura na arqueologia. Na prática, no entanto, as buscas de itens que podem ajudar a reescrever a história da humanidade não são tão animadas como as dos filmes.

A convite da revista estadunidense Vanity Fair, a fundadora e diretora da Achaeology in the Comunity, dra. Alexandra Jones, comentou sobre as representações da arqueologia em Hollywood e enalteceu alguns pontos dos filmes da franquia Indiana Jones.

Desde a primeira obra, em 'Caçadores da Arca Perdida', a especialista manifestou incômodo pelo exemplo antiético do caçador ao capturar o artefato sem o auxílio de ferramentas de segurança e ao alterar o esquema do local em que a peça estava instalada: "Embora este seja um filme divertido e pareça incrível — e todos nós gostaríamos de ter aventuras como essa — na verdade este filme não está enraizado em nenhum fato".

Na sequência, Alexandra também comentou uma das cenas em "A Última Cruzada", quando Jones ensina alguns fatos históricos para universitários. Revendo a cena, a pesquisadora manifestou apreço pela pesquisa realizada no roteiro, afirmando que há embasamento teórico na fala do protagonista em relação ao trabalho arqueológico.

Veja a entrevista da arqueóloga à Vanity Fair:

arqueologia Cinema pesquisa escavação Hollywood Indiana Jones

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada