Descoberta de civilização Sincán - Reprodução: Agência Andina
Mundo

Arqueólogos descobrem restos mortais de cirurgião de cultura pré-inca

Buscas demoraram mais de 1 ano e foram registradas no Peru

Alan de Oliveira | @baco.deoli sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 13/04/2022, às 09h11

Na província peruana de Ferreñafe, arqueólogos acharam restos mortais de cirurgião da antiga cultura Sicán, civilização histórica que existia antes mesmo dos incas. É a primeira vez que se tem registros desse tipo no norte do Peru. Os achados foram divulgados em março pela agência de notícias Andina.

A responsabilidade do achado fica creditada aos especialistas do Museu Nacional Sicán na necrópole sul do Templo Mausoléu de Huaca Las Ventanas, localizado no Santuário Histórico da Floresta do Pomac. O diretor da instituição, Carlos Elera, afirmou que a descoberta veio de uma série de escavações arqueológicas que ocorreram entre 2011 e 2012.

Entretanto, com as fortes ameaças de inundação do rio La Leche, o solo e restos mortais foram removidos por segurança, em uma caixa de preservação. Após o apoio financeiro do National Geographic Fund, o conteúdo finalmente começou a ser estudado ainda em outubro de 2021, revelando que o Sicán viveu no período Sicán Médio (900-1050).

"O embrulho funerário incluía uma máscara dourada pigmentada com cinábrio, bem como um peitoral e uma espécie de poncho com placas de cobre e um aparador de pelos de ouro. O mais interessante era o conjunto de furadores, agulhas e facas, várias delas com uma ponta cortante de um lado e uma ponta cega do outro; os tamanhos variam, e algumas têm cabos de madeira”, descreveu Elera à agência Andina.

Os Sicán se destacaram na arquitetura e se tornaram grandes navegadores. Embora não tenham atingido o tamanho do Estado Moche, nem sua complexidade política, não há dúvida de que nessas artes eles foram seus discípulos favoritos. Viveram de meados de 750 até os anos de 1375.

Civilização História descoberta arqueologia Peru tumba cultura antiga Inca Sicán

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


‘The Office’: Atriz diz ter se recusado a gravar piada ofensiva na série


Gata é enviada por acidente em pacote da Amazon e sobrevive a viagem de 6 dias


Em homenagem, capacete de Ayrton Senna será projetado na ‘Sphere’ em Las Vegas


Novo estudo em quadra esportiva maia encontra oferendas e plantas ritualísticas


Estudo em misterioso buraco azul revela possíveis túneis e cavernas submarinas