Inscrição maia encontrada pelos arqueólogos -
Civilizações

Arqueólogos encontram capital de antigo reino maia no México

No sítio arqueológico, foram encontradas grandes esculturas que narravam mitos particulares da cultura de Sak Tz'i’

Isabela Barreiros Publicado em 12/03/2020, às 14h37

Arqueólogos escavaram a capital do antigo reino maia de Sak Tz'i’, localizado onde hoje se encontra o estado mexicano de Chiapas, no sudeste do país. A primeira escavação foi feita em junho de 2018, mas os especialistas seguem encontrando importantes artefatos da civilização.

O local não foi um grande império e permaneceu às sombras de outras sociedades mais poderosas que estavam ao redor de seu território. No entanto, sua importância está em revelar mais informações sobre a antiga civilização.

O professor de Antropologia Charles Golden e o bioarqueólogo Andrew Scherer da Universidade Brown, nos Estados Unidos, encontraram recentemente dezenas de esculturas e monumentos.

Uma grande inscrição mostra uma serpente aquática mítica, onde é possível ler como "céu brilhante, terra brilhante", além de vários deuses ainda não conhecidos pelos especialistas. Em outras, podemos observar rituais e batalhas. Os mitos quase sempre faziam parte desses desenhos.

"Para ser verdadeiramente bem-sucedida, a pesquisa precisará revelar novos entendimentos dos antigos maias e representar uma colaboração localmente significativa com seus descendentes modernos", disse Golden, que pretende continuar investigando o sítio arqueológico encontrado.

México História notícia civilização maia

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Vila de Joseph Goebbels, ministro de Hitler, pode ser doada; entenda!


Nova série sobre a vida de Gandhi é inspirada em ‘The Crown’, entenda!