O presidente russo Vladimir Putin - Getty Images
Rússia

Assassino russo recebe perdão de Putin após lutar na Ucrânia

Sergei Khadzhikurbanov assassinou a jornalista Anna Politkovskaya, uma ganhadora do prêmio Nobel

Redação Publicado em 16/11/2023, às 19h53

Sergei Khadzhikurbanov é um ex-investigador do KGB (Serviço de Segurança Federal da Federação Russa) que havia sido condenado a vinte anos de prisão pelo assassinato da jornalista Anna Politkovskaya em 2006. 

O presidente da Rússia, no entanto, Vladimir Putin, perdoou a sentença do criminoso após ele prestar serviços militares durante seis meses, tendo sido enviado para lutar na guerra na Ucrânia, conforme repercutiu o Media Talks. 

A decisão despertou a indignação de autoridades internacionais de defesa da liberdade de imprensa, assim como dos amigos e familiares que Politkovskaya deixou para trás quando foi morta a tiros pelo homem. 

Vale mencionar que a mulher havia sido a vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2021, sendo premiada justamente por sua resistência contra a perseguição ao jornalismo que ocorre na Rússia. 

Desdobramentos 

Ainda segundo o veículo, o representante legal de Khadzhikurbanov declarou que seu cliente, além de ter recebido o perdão presidencial, renovou o contrato militar para continuar combatendo em território ucraniano. 

O antigo jornal em que a repórter trabalhava, por sua vez, divulgou um comunicado ao público escrito pelos ex-colegas de trabalho de Politkovskaya e também por sua família expressando repúdio em relação à libertação do criminoso

Para nós, este ‘perdão’ não é um ato de redenção e arrependimento por parte do assassino. É um fato monstruoso de injustiça e arbitrariedade, um insulto à memória de uma pessoa morta pelas suas crenças e pelo cumprimento do seu dever profissional". 
guerra notícias Ucrânia Prêmio Nobel ex-KGB Putin Vladimir

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência