Imagem ilustrativa - Divulgação/Pixabay/urikyo33
Astronomia

Asteroide ‘potencialmente perigoso’ se aproximará da Terra

A Nasa alertou para a rocha espacial 4660 Nereus, que é maior que a Torre Eiffel, e sua passagem na órbita de nosso planeta

Isabela Barreiros Publicado em 08/12/2021, às 11h20

A Nasa anunciou que o asteroide 4660 Nereus deve fazer uma passagem próxima da Terra no próximo sábado, dia 11, ao entrar no caminho orbital da Terra. A rocha espacial gigante é considerada “potencialmente perigosa” pela agência espacial americana.

Isso porque qualquer asteroide que tenha mais de 140 metros de comprimento e que chegue a pelo menos 7,48 milhões de quilômetros da Terra entra nessa classificação da Nasa, como relata o UOL.

Com um diâmetro de 330 metros, Nereus está se aproximando a cerca de 23.700 km/h, atualmente a 7,4 milhões de quilômetros do planeta. Para se ter uma ideia, o asteroide é maior que a famosa Torre Eiffel, cartão postal de Paris, na França.

O asteroide 4660 Nereu observado pelo telescópio Arecibo / Crédito: Divulgação/Nasa

 

Ainda assim, a agência estadunidense explica que o objeto celeste deverá passar perto da Terra a uma distância segura, o que não causará impactos no nosso planeta. Espera-se que o asteroide entre na órbita da Terra a uma distância de 3,93 milhões de quilômetros.

Embora o valor possa ser considerado pequeno na escala astronômica, ele equivale a cerca de 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Os cientistas da Nasa apontam que, assim, é possível observar o fenômeno sem impactos terrestres negativos.

Nereus foi identificado pela primeira vez em 1982 e, desde então, é observado em sua passagem próxima da Terra a cada 10 anos ou mais, por realizar sua órbita ao redor do Sol a cada 1,82 anos ou 663 dias.

No próximo dia 11, a aproximação do asteroide ao planeta será a maior das últimas décadas e ele deverá ser visto dessa forma daqui a 40 anos, em fevereiro de 2060, quando a rocha espacial deve passar a 1,2 milhão de quilômetros da Terra.

História Nasa Terra notícia asteroide rocha espacial Nereus

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada