Harry Melling como Duda Dursley, em 'Harry Potter' - Divulgação / Warner Bros Pictures
Harry Potter

Ator de ‘Harry Potter’ critica falas transfóbicas de JK Rowling: ‘Direito de escolher’

Em entrevista, Harry Melling reagiu aos comentários preconceituosos postados pela autora em 2020

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 03/01/2023, às 18h55

O ator Harry Melling, 33, que atuou na franquia ‘Harry Potter’, vivendo o primo do protagonista, Duda Dursley, compartilhou como se sente sobre as visões polêmicas da escritora JK Rowling acerca de questões de gêneros. O ator foi convidado pelo The Independent para dar uma entrevista comentando o caso.

Ele disse que, apesar de não se identificar como “porta-voz correto” para falar do assunto, ele acha que a questão é “muito simples”.

Só posso falar por mim, e o que sinto, para mim, é muito simples, que é que mulheres transgêneros são mulheres e homens transgêneros são homens. Cada pessoa tem o direito de escolher quem é e se identificar como o que é fiéis a si mesmos", disse.

Melling também falou acerca do poder de escolha de cada um: "Não quero entrar no debate de apontar o dedo e dizer: 'Está certo, está errado', porque não acho que sou o porta-voz correto para isso", acrescentou. "Mas acredito que todos têm o direito de escolher”.

Críticas à autora

Em junho de 2020, Rowling, 57, foi criticada quando pareceu apoiar ideais anti-transgêneros em uma série de tweets. Ela ainda reforçou seus pontos de vista controversos em um ensaio compartilhado em seu site alguns dias depois, segundo o portal People.

O trio protagonista dos filmes, Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, se posicionou contra os comentários da autora. Na época, Radcliffe escreveu, em ensaio para o The Trevor Project, que “qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas transgênero e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência neste assunto do que JK ou eu”.

entrevista ator Transgêneros comentários 'Harry Potter' 'JK Rowling' 'Harry Melling'

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA