Adélio no momento da prisão - Divulgação / Polícia Militar de Minas Gerais
Bolsonaro

Autor de facada em Bolsonaro será periciado no mês que vem

Exame pode determinar soltura de Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada em Bolsonaro

Redação Publicado em 27/06/2022, às 17h31

Nesta segunda-feira, 27, o juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, da 5ª Vara Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, agendou para o dia 25 de julho uma perícia médica para avaliar a periculosidade de Adélio Bispo de Oliveira — responsável por dar uma facada em Jair Bolsonaro em 2018.

O exame avaliará se o quadro mental de Adélio sofreu alguma alteração ou se ainda é o mesmo. O procedimento também estipulará se ele ainda oferece algum tipo de perigo à sociedade, o que pode acarretar em sua soltura.

Os profissionais irão responder quesitos apresentados pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública da União (DPU), entre eles, se o quadro de saúde mental apresentado pelo paciente no exame pericial citado na sentença persiste”, diz o órgão em comunicado à imprensa. 

Para realizar os exames serão designados dois médicos: um de João Pessoa e outro do Rio de Janeiro, que irão até a prisão em Campo Grande onde Adélio encontra-se preso.

De acordo com o portal da Band, como Oliveira possui o benefício de justiça gratuita, os custos serão arcados pelo Governo Federal. Os resultados da perícia deverão ser divulgados em até um mês após a data estipulada. 

O quadro de Adélio

Após dar uma facada no presidente Jair Bolsonaro em 6 de setembro de 2018, Adélio Bispo de Oliveira acabou sendo absolvido, em junho de 2019, pela Justiça de Minas Gerais.

À época, ele foi considerado inimputável, portanto, incapaz de ser condenado criminalmente, após um laudo constatar que ele apresentava um quadro de “Transtorno Delirante Persistente”, recorda o Congresso em Foco. 

A sentença, proferida em 12 de junho de 2019, determinava que uma perícia médica para determinar suas condições mentais deveria ser novamente realizada em até 3 anos, prazo que se encerra em 12 de junho deste ano.

Brasil notícias Bolsonaro facada Perícia Adélio Bispo de Oliveira

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?