Autoridades descobrem o maior túnel já construído na fronteira México-Estados Unidos - Divulgação/U.S. Customs and Border Protection
Estados Unidos e México

Autoridades descobrem o maior túnel já construído na fronteira México-Estados Unidos

Os mais de 1.300 metros de extensão do caminho serviam como ligação entre San Diego e uma cidade mexicana controlada por um dos maiores carteis de narcotráfico do mundo

Fabio Previdelli Publicado em 31/01/2020, às 12h01

Autoridades mexicanas e norte-americanas anunciaram a descoberta de um túnel de 1.330 metros que cruzava a fronteira entre os dois países — a passagem foi classificada como a maior já localizada na divisa.

O subterrâneo ligava a área industrial de Tijuana, no México, até um ponto de San Diego, na Califórnia. No acesso, foi encontrado um elevador, sistemas de drenagem e ventilação, trilhos para o deslocamento de vagões e cabos de alta tensão.

Segundo a BBC, o caminho foi encontrado em agosto do ano passado por policiais mexicanos que contaram com a participação de equipes americanas para mapear o trecho que avançava sobre o território do país. Apesar disso, o anuncio só aconteceu na última quarta-feira, dia 29.

Quando foi encontrado, não havia nenhuma quantidade de drogas no local. Assim, como também, ninguém foi preso. O túnel foi construído 21 metros abaixo do solo, e tinha cerca de 1.6 metros de altura e pouco mais de meio metro de largura.

Em uma saída do túnel, em San Diego, havia um bloqueio feito por centenas de sacos de areia, que servia como uma proteção. A construção desse tipo de passagem é uma prática comum de traficantes de drogas nesta região. Mais de dez passagens já foram descobertas pelas autoridades dos dois países desde 2016.

O crime organizado de Tijuana está sob o controle do cartel mexicano de Sinaloa — um dos maiores do mundo. O líder e fundador do grupo, Joaquin “El Chapo” Guzman, atualmente está em uma prisão nos Estados Unidos.

Estados Unidos México narcotráfico fronteira Túnel

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto