Imagens da estátua de Breonna Taylor destruída em Oakland, nos EUA - Divulgação - Twitter
Estados Unidos

Autoridades dos EUA investigam vandalismo em estátua de Breonna Taylor

O busto é uma homenagem à enfermeira afro-americana que foi morta por policiais em março

Isabela Barreiros Publicado em 30/12/2020, às 07h00

Uma investigação foi aberta por policiais de Oakland, na Califórnia, nos Estados Unidos, no dia de ontem, após o busto de Breonna Taylor, desenvolvido para sua memória, ser vandalizado e destruído na cidade no último sábado, 26. 

O jornal The Guardian informou que, de acordo com as autoridades, o caso está sendo investigado, no entanto, ainda não é possível dizer quem foi o responsável pela destruição da estátua. A polícia não tem nenhuma pista sobre um possível suspeito ou motivação para o crime.

A homenagem havia sido instalada na cidade há apenas duas semanas e foi desenvolvida pelo artista Leo Carson. Ele se posicionou afirmando que a ação de vandalismo foi "um ato de agressão racista com o objetivo de suprimir a luta pela liberdade negra". Carson também criou uma vaquinha virtual e, em apenas 24 horas, conseguiu o dinheiro para reconstruí-la.

Em seu perfil no Twitter, a prefeita da cidade, Libby Schaaf, escreveu que o crime foi um "ataque cruel contra a luz [e] justiça buscada em nome de Breonna Taylor”. “Continuaremos avançando; Oakland não tolerará atos de ódio", afirmou. 

Breonna Taylor foi uma enfermeira afro-americana que foi morta por policiais aos 26 anos de idade em março deste ano. Os oficiais estavam cumprindo um mandado de busca em sua residência, procurando por drogas, quando o namorado de Breonna atirou contra os policiais uma única vez, ao pensar que se tratavam de invasores.

Eles, por sua vez, atiraram 32 vezes. A mulher foi atingida por seis tiros e morreu. Nenhum dos oficiais foi acusado diretamente por sua morte, — apenas um por "ameaça arbitrária", devido ao fato de ter colocado os vizinhos do apartamento em perigo ao atirar. 

Who would vandalize statue of Breonna Taylor? That’s what Oakland PD is asking after her newly installed bust was smashed on Saturday. Good news: Bay Area law firm has offered to fully fund statue’s restoration. #SayHerName pic.twitter.com/vdT2H1QlLh

— Matt Bigler (@mattbigler740) December 28, 2020

 

Estados Unidos História racismo notícia homenagem Violência policial vandalismo breonna taylor

Leia também

Kate Middleton compartilha foto da princesa Charlotte em seu aniversário


Arábia Saudita: Mulher de 29 anos é presa após publicar conteúdo feminista


Revogação de lei antiaborto de 1864 é aprovada pelo Senado do Arizona, nos EUA


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pepe Mujica agradece apoio, mas descarta tratamento fora do Uruguai


Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo