Imagem de um dos compartimentos encontrados pelo biólogo - Reprodução / Arquivo Pessoal
Carverna

Biólogo descobre compartimentos secretos da época da ditadura em caverna

A caverna é localizada em Apucarana, no Paraná, e guarda história e mistérios

Redação Publicado em 21/09/2022, às 15h22 - Atualizado às 15h23

Na última terça-feira, 20, um biólogo de Apucarana, região norte do Paraná, descobriu um novo capítulo de fatos históricos que aconteceram durante o regime militar. A descoberta ocorreu mais precisamente no Vale do Ivaí.

Fernando Felippe Rodrigues foi o responsável por encontrar novos compartimentos dentro de uma caverna, construídos por militares perseguidos durante a ditadura, na década de 60, em uma fazenda no município de Mauá da Serra. “O local, de difícil acesso, era conhecido apenas em partes, acreditava-se que o espaço era de apenas 30 M², com dois poços, um seco e outro com água”, explicou o biólogo ao TN Online.

Desconfiei que havia mais do que parecia ali, e junto com o Udson, decidi explorar o local mais a fundo, usando rapel. O resultado é que encontramos novas galerias na caverna, um espaço pelo menos 3 vezes maior do que o já conhecido, cerca de 120 M². Além disso, também encontramos alguns artefatos como pacotes de velas, pedaços de madeira e cordas no local usado como esconderijo por militares perseguidos pelo golpe de 64”, disse Fernando.
Interior de uma das partes da caverna - Crédito: Reprodução / Arquivo Pessoal

 

Contexto histórico

A caverna, batizada de “JK”, localizada em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), no interior da Fazenda Monte Sinai, guarda muita história e também mistérios, segundo Udson Mikalouski, biólogo responsável pelo local, que acompanhou a descoberta.

Udson explicou que “os proprietários do local contam que, durante o golpe militar de 1964, Marechal Lott, peça fundamental da posse de Juscelino Kubistchek como presidente do Brasil em 1955, passou a ser perseguido pelo regime”. Lott foi um Ministro de Guerra que teve um papel importante durante a posse de Juscelino Kubitschek e João Goulart.

Pedaço de madeira encontrado dentro de um dos compartimentos da caverna - Crédito: Reprodução / Arquivo Pessoal

 

O ministro foi o responsável por liderar o Movimento 11 de novembro, conhecido como Contragolpe ou Golpe Preventivo do Marechal Lott, um acontecimento político-militar, destinado a assegurar a posse dos eleitos em 1955.

Ele encontrou abrigo na fazenda, que pertencia a um amigo do governador do Paraná na época, o Lupion. Quando soube que o exército iria sobrevoar a região, o Marechal e os soldados que o acompanhavam decidiram fugir para a mata, onde cavaram essas câmaras subterrâneas para se esconder”, explicou Mikalouski.
ditadura descobertas caverna Paraná Apucarana compartimentos

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro