O bolo descoberto na cidade de Lübeck, Alemanha - Divulgação/Hanseatic City of Lübeck
Arqueologia

Bolo 'intacto' da Segunda Guerra é encontrado em cidade histórica alemã

Material carbonizado data de 1942, quando a Força Aérea Real Britânica bombardeou Lübeck

Isabela Barreiros Publicado em 26/10/2021, às 14h34 - Atualizado às 14h35

Escavações na cidade histórica de Lübeck, na Alemanha, revelaram um bolo 'intacto' que remonta ao período da Segunda Guerra Mundial. A massa foi queimada pelo fogo de bombas incendiárias da Força Aérea Real Britânica, que bombardearam a região na noite de 28 de março de 1942.

Transformado em um “carvão crocante” em forma de bolo, o material possui recheio de nozes, detalhes nas decorações de cobertura de açúcar e, inclusive, uma embalagem de papel encerado que o envolvia. 

Dirk Rieger, chefe do Departamento de Arqueologia da Cidade Hanseática de Lübeck Autoridade de Proteção de Monumentos Históricos, explicou que as autoridades britânicas atacaram a região provavelmente pouco antes de o bolo ter sido desembrulhado.

Surpreendentemente, ele acabou sendo preservado, escapando de ser esmagado, como ressaltou o portal Live Science, e foi preservado ao ser queimado e carbonizado pelo fogo em meio aos destroços. 

“O subsolo é feito de argila, então a preservação da matéria orgânica é incrível”, disse Rieger. "Você cava cerca de 7 metros e está na década de 1100. Temos todas as características da atividade urbana e mercantil ao longo de oito ou nove séculos, o que é absolutamente único na forma como foi preservado."

O bolo foi descoberto junto a outros artefatos antigos, durante obras de infraestrutura feitas em um bairro da cidade. Foram recuperados pratos, facas, colheres e discos de vinil que contavam com a "Sonata ao Luar" de Beethoven, de acordo com um comunicado de representantes da Cidade Hanseática de Lübeck.

Alemanha História Segunda Guerra arqueologia notícia bolo

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria