Jair Bolsonaro, presidente do Brasil - Getty Images
Brasil

Bolsonaro se refere a sogro cearense como ‘cabeça chata’

No Nordeste, o presidente falou que a primeira-dama, Michelle, é filha ‘de um cabra da peste, de um cabeça chata, de um cearense’

Redação Publicado em 09/02/2022, às 14h03

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou nesta quarta-feira, 9, um termo depreciativo para se referir à população do Nordeste, em especial do Ceará, ao falar sobre o sogro durante uma visita à barragem de Oiticica, na cidade de Jucurutu (RN), onde chegar a água da transposição do rio São Francisco.

O governante falava sobre a filha, Laura, ter “em suas veias também sangue de nordestina". Durante a declaração, Bolsonaro disse que a primeira-dama, Michelle, é filha de "de um cabra da peste, de um cabeça chata, de um cearense".

Não é a primeira vez que o presidente usa a expressão preconceituosa para se referir à população cearense, em referência ao formato da cabeça. Em uma live de janeiro de 2020, ele afirmou que “todo mundo é cabeçudo” no Ceará.

Também não faz muito tempo que o nome do chefe do Executivo esteve ligado em outra polêmica ligada à população nordestina. Na última semana, Bolsonaro se dirigiu a assessores nordestinos como “pau de arara” durante a transmissão de uma live.

O político estava comentando sobre a revogação de 122 decretos de luto que fez no mês passado e perguntou qual o estado de origem de padre Cícero, sacerdote católico que ganhou devoção popular.

"Falaram que eu revoguei o luto de padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade que fica lá?” perguntou aos seus assessores. Com a demora na resposta, Bolsonaro continuou: "Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica padre Cícero?".

Logo depois, um dos funcionários responde que o religioso era de Juazeiro do Norte e o presidente se corrigiu: "Parabéns aí. Ceará. Desculpa aí, Ceará”. Em seguida, ele afirma: "Dada aquela confusão toda, começaram, a esquerda, a oposição, [a dizer:] 'Olha só, eu não tenho respeito com Padre Cícero'".

Brasil História presidente Nordeste notícia Bolsonaro Ceará

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada