Brasileiro e suíço foram resgatados em alto-mar - Divulgação/Samsa
Brasileiro

Brasileiro é resgatado em alto-mar após naufrágio de veleiro

Segundo a Autoridade de Segurança Marítima da África do Sul, o brasileiro foi resgatado no último dia 14, depois que o navio no qual ele se encontrava naufragou

Giovanna Gomes Publicado em 20/03/2024, às 09h35

Um brasileiro foi resgatado em alto-mar após o naufrágio de um veleiro a mais de 2 mil quilômetros da costa da África do Sul. Segundo as autoridades sul-africanas, o resgate ocorreu em 14 de março, embora os detalhes da operação tenham sido divulgados somente nesta terça-feira, 19.

O veleiro suíço Nina Pope, que media 16 metros de comprimento e cerca de 5 metros de largura, partiu do Rio de Janeiro e fez uma parada no território ultramarino britânico de Tristão da Cunha, no meio do Oceano Atlântico, em 12 de março. De acordo com o portal de notícias g1, a embarcação seguia em direção à Cidade do Cabo.

Por volta da meia-noite de 14 de março, porém, a Autoridade de Segurança Marítima da África do Sul (Samsa) recebeu um alerta indicando que um grupo de marinheiros enfrentava problemas. Entre eles estavam um brasileiro, um suíço e um capitão alemão.

Antes do naufrágio, os dois primeiros conseguiram embarcar em um bote salva-vidas, mas o alemão não conseguiu alcançar o bote e afundou com o veleiro. Infelizmente, as autoridades confirmaram que ele não sobreviveu.

Dispositivos de emergência

A fonte explicou que o brasileiro e o suíço estavam equipados com dispositivos de emergência que continuaram enviando informações precisas de localização, facilitando o resgate.

Com base nessas informações, o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo da Cidade do Cabo enviou uma mensagem via rádio a um navio petroleiro que navegava pelo Oceano Atlântico, próximo ao local do naufrágio.

O resgate

Na tarde de 14 de março, o navio petroleiro avistou o bote salva-vidas com os dois sobreviventes e realizou o resgate. O mar estava agitado naquele momento, com ondas de até 8 metros e ventos de 74 km/h. O bote salva-vidas foi localizado a aproximadamente 2.400 km da Cidade do Cabo.

Os dois tripulantes foram resgatados em boas condições de saúde e levados até a Cidade do Cabo, desembarcando na África do Sul na segunda-feira (18). A autoridade sul-africana informou que o brasileiro está recebendo assistência da Embaixada do Brasil no país.

Naufrágio África do Sul resgate navio brasileiro Alto-mar

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA