Sobrado onde Lispector viveu no Centro de Recife - Divulgação/Google Maps
Clarice Lispector

Em Recife, antiga casa de Clarice Lispector será transformada em museu

Sobrado localizado no centro de Recife foi o primeiro lar de Lispector no Brasil; escritora nasceu em Chechelnyk, na Ucrânia, em 1920

Giovanna Gomes Publicado em 18/04/2024, às 08h30 - Atualizado às 09h54

A Associação Casa Clarice Lispector (ACCL) assumirá a administração da Santa Casa de Misericórdia do Recife (SCMR), o local onde a renomada escritora Clarice Lispector viveu na capital pernambucana. O objetivo principal é transformar o sobrado em um museu dedicado à obra da autora brasileira, nascida na Ucrânia.

O sobrado está situado na Praça Maciel Pinheiro, 387, na Boa Vista, região central da cidade, e foi o primeiro lar de Clarice e sua família em Recife. A escritora e jornalista, nascida em 1920 em Chechelnyk chegou a Pernambuco dois anos depois. Em suas obras, Lispector expressou seu afeto pelo Recife e tornou-se cidadã pernambucana.

O acordo entre a ACCL e a Santa Casa foi oficializado na tarde desta terça-feira, 9, com a assinatura de um contrato de comodato válido por 25 anos. O contrato visa estabelecer o Museu Clarice Lispector no sobrado, que atualmente está em condições precárias.

Segundo a Folha de São Paulo, essa iniciativa de homenagem é única no Brasil e busca resgatar os valores culturais promovidos pela literatura de Clarice. O processo de restauração será financiado por doações e incentivos à cultura.

Restauro

O projeto de restauração e arquitetura de interiores já está em andamento, e outros aspectos, como engenharia, sistema hidráulico, expografia e iluminação, serão desenvolvidos e orçados em breve.

Após a assinatura do contrato, a captação de recursos será iniciada por meio de leis de incentivo à cultura. Prevê-se que as obras comecem com a construção da nova cobertura no início de junho.

Recife museu Clarice Lispector casa sobrado

Leia também

Tarefa de escola gera polêmica ao classificar Hitler como 'tomador de decisões ético'


Casas em Foz do Iguaçu de pioneiro alemão devem virar museu este ano


Registros da Invasão da Tchecoslováquia, de Josef Koudelka, ganham exposição no IMS


The Crown: Criador admite que ‘não queria mais fazer a série’ após a morte de Elizabeth II


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Besouro-tigre usa ultrassom para se defender de morcegos, diz pesquisa