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Notícias / Mundo

Tarefa de escola gera polêmica ao classificar Hitler como 'tomador de decisões ético'

Entre as opções de classificação do ditador nazista oferecidas aos alunos estavam: “buscador de soluções” e “tomador de decisões ético”

Adolf Hitler em fotografia de 1938 - Wikimedia Commons / Bundesarchiv
Adolf Hitler em fotografia de 1938 - Wikimedia Commons / Bundesarchiv

Uma atividade escolar sobre Adolf Hitler causou polêmica em uma escola particular de Atlanta. Alguns pais dos alunos do oitavo ano da Mount Vernon School expressaram sua preocupação e indignação com a tarefa, que avaliava os atributos do ditador nazista.

Em uma entrevista concedia à FOX 5, os funcionários da escola explicaram que a atividade foi removida da grade curricular, após a controvérsia. Uma das perguntas era: “Como você classificaria Adolf Hitler como um 'buscador de soluções'?” A outra pergunta era: “Como você classificaria Adolf Hitler como um tomador de decisões éticas?”

Os alunos puderam escolher entre “Falta de Evidências”, “Aproxima-se das Expectativas”, “Atende às Expectativas” ou “Excede as Expectativas” para descrever o ditador, conforme repercutido pelo jornal O Globo.

Reações

Alguns estudantes questionaram o teor da tarefa e se a pergunta glorificaria o líder nazista. “Obviamente, isso parece terrível no contexto atual”, afirmou um dos estudante à FOX 5. 

Segundo a administração da escola, “a intenção da tarefa era explorar a Segunda Guerra Mundial, destinada a aumentar o conhecimento dos alunos sobre eventos factuais e compreender a manipulação do medo alavancada por Adolf Hitler com o Tratado de Versalhes”.

O estudante acrescentou que a escola é conhecida por “tentar pensar fora da caixa”, mas observou que “muitas vezes isso não funciona”. Alguns ex-alunos disseram à Fox 5 que essa atividade não foi realizada nos anos anteriores.

Imediatamente após este incidente, encontrei com o Chefe de Inclusão, Diversidade, Igualdade e Ação da Escola, o Diretor do Ensino Médio e um Rabino e amigo da Escola que compartilhou a perspectiva de algumas de nossas famílias e nos apoiou em uma revisão completa da tarefa e do impacto na comunidade”, concluiu a direção da escola.