Entre as opções de classificação do ditador nazista oferecidas aos alunos estavam: “buscador de soluções” e “tomador de decisões ético”
Uma atividade escolar sobre Adolf Hitler causou polêmica em uma escola particular de Atlanta. Alguns pais dos alunos do oitavo ano da Mount Vernon School expressaram sua preocupação e indignação com a tarefa, que avaliava os atributos do ditador nazista.
Em uma entrevista concedia à FOX 5, os funcionários da escola explicaram que a atividade foi removida da grade curricular, após a controvérsia. Uma das perguntas era: “Como você classificaria Adolf Hitler como um 'buscador de soluções'?” A outra pergunta era: “Como você classificaria Adolf Hitler como um tomador de decisões éticas?”
Os alunos puderam escolher entre “Falta de Evidências”, “Aproxima-se das Expectativas”, “Atende às Expectativas” ou “Excede as Expectativas” para descrever o ditador, conforme repercutido pelo jornal O Globo.
Alguns estudantes questionaram o teor da tarefa e se a pergunta glorificaria o líder nazista. “Obviamente, isso parece terrível no contexto atual”, afirmou um dos estudante à FOX 5.
Segundo a administração da escola, “a intenção da tarefa era explorar a Segunda Guerra Mundial, destinada a aumentar o conhecimento dos alunos sobre eventos factuais e compreender a manipulação do medo alavancada por Adolf Hitler com o Tratado de Versalhes”.
O estudante acrescentou que a escola é conhecida por “tentar pensar fora da caixa”, mas observou que “muitas vezes isso não funciona”. Alguns ex-alunos disseram à Fox 5 que essa atividade não foi realizada nos anos anteriores.
Imediatamente após este incidente, encontrei com o Chefe de Inclusão, Diversidade, Igualdade e Ação da Escola, o Diretor do Ensino Médio e um Rabino e amigo da Escola que compartilhou a perspectiva de algumas de nossas famílias e nos apoiou em uma revisão completa da tarefa e do impacto na comunidade”, concluiu a direção da escola.