O casal que passou por eutanásia - Arquivo pessoal
Mundo

Casal passa por eutanásia ao mesmo tempo: 'De mãos dadas', diz médico

Após 50 anos de união, Monique, de 74 anos, e Loes, de 88, não se imaginavam uma sem a outra; eutanásia foi descrita por médico

Thiago Lincolins Publicado em 25/03/2024, às 11h34

Um casal de idosas optou passar pelo processo de eutanásia ao mesmo tempo. O episódio foi descrito por Bert Keizer, um médico neerlandês: "Partiram ao mesmo tempo, de mãos dadas", relembrou. 

O casal em questão é Monique, que tinha 74 anos, e Leos, de 88. Enquanto a primeira paciente tinha demência, a segunda sofria com uma doença muscular. Dependentes, não imaginavam a vida uma sem a outra, após 50 anos de união.

A eutanásia em questão ocorreu em 2019, explica a AFP. "Ambas estavam encostadas, com as mãos dadas, com a intravenosa em um braço e um médico sentado a seu lado", explicou o profissional à agência. "Beijaram-se, disseram 'obrigada' e 'te amo'. Nós as observamos e perguntamos: 'Meninas, estão prontas?'. 'Sim, vá em frente', responderam".

Com o medicamento injetado, elas dormiram de imediato. De acordo com Keizer, o medo era que uma perdesse a consciência antes.

"Eu estava nervoso porque desejávamos que perdessem a consciência ao mesmo tempo, não queríamos que uma delas visse a outra morta", relembrou ele.

Eutanásia

Vale lembrar que a Holanda e a Bélgica se tornaram os primeiros países da Europa a permitir a eutanásia. No primeiro país, um médico e um especialista independente determinam se o paciente em questão está numa situação de sofrimento insuportável e não tem sinal de melhora.

Mundo morte médico casal despedida eutanásia óbito idosas procedimento

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA