Fotografia de presa de mamute sendo escavada - Divulgação/ DigVentures
Arqueologia

'Cemitério de mamutes' é revelado no Reino Unido

Os restos mortais dos imensos animais já estavam enterrados no local desde a parte final da Era do Gelo

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 20/12/2021, às 18h17

Um time de pesquisadores revelou um sítio arqueológico do fim da Era Glacial em uma pedreira localizada na região sudoeste da Inglaterra.

A escavação, que ocorreu entre 2019 e 2020, revelou asas de besouros, conchas de caramujos e, por fim, ossos de ao menos cinco mamutes, além de ferramentas que teriam pertencido a Neandertais.

Um detalhe curioso é que, embora esses animais sejam conhecidos por seu imenso tamanho, os indivíduos encontrados eram menores que o que seria esperado para suas idades, sugerindo que teriam encolhido como resultado de mudanças climáticas.

O cemitério possui entre 220 mil e 210 mil anos de idade, conforme estimado pelos especialistas.  

Fotografia de presa de mamute sendo erguida do chão / Crédito: Divulgação/ DigVenture

 

"Encontrar ossos de mamute é sempre extraordinário, mas encontrar ossos tão antigos e bem preservados, e tão perto de ferramentas de pedra de Neandertal, é excepcional", afirmou Lisa Westcott Wilkins, que é uma das fundadoras da empresa DigVentures, através de um comunicado repercutido pelo Live Science. 

Os artefatos citados eram machados de mão e ferramentas usadas para limpar a pele de animais frescos. Vale mencionar que estudos passados já sugeriram que os Neandertais caçavam mamutes e outros seres gigantes de seu tempo.

Os especialistas do DigVentures ainda não analisaram os ossos encontrados em busca de marcas que indiquem que a família teria sido morta por caçadores, porém esse é um dos próximos passos da pesquisa. 

Fotografia de ossos encontrados no local dispostos em mesa / Crédito: Divulgação/ DigVenture

 

Os pesquisadores estão particularmente interessados em entenderem por que tantos mamutes morreram naquele local, e se o mais famoso primo do Homo sappiens foi responsável pela morte dos animais, ou apenas pegou sua carne depois que eles já haviam sido derrubados por outros fatores. 

Outra informação interessante é que a BBC está atualmente realizando um documentário a respeito dessa descoberta. A produção está prevista para ser exibida no fim de dezembro.

Inglaterra notícias arqueologia Era do Gelo cemitério mamute Restos Mortais

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada