Estrutura montável enviada pela ONU aos desabrigados - Divulgação
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul recebe casas montáveis enviadas pela ONU

As unidades de habitação emergencial da ONU são utilizadas por vítimas de tragédias e refugiados ao redor do mundo, como é o caso de venezuelanos em Boa Vista

Giovanna Gomes Publicado em 23/05/2024, às 08h48 - Atualizado às 10h11

O Rio Grande do Sul recebe as primeiras unidades de habitação emergencial da ONU, utilizadas por refugiados no Brasil e em outros países para atender vítimas de tragédias em abrigos. Outras 200 habitações e mais 16 toneladas de itens de necessidade básica ainda devem ser enviadas, com a expectativa de atender cerca de mil pessoas.

De acordo com o portal O Globo, as unidades chegam desmontadas, em dois pacotes planos contendo as peças necessárias para a montagem, tais como painéis de teto e parede, uma porta com fechadura e uma lâmpada e carregador alimentados por energia solar. O modelo é o mesmo que o utilizado em Boa Vista, em Roraima, por refugiados venezuelanos.

Segundo a fonte, a Acnur (Agência da ONU para Refugiados) está adaptando respostas a emergências internacionais a fim de atender às necessidades do estado.

"Começaram a chegar nossos itens do galpão de Boa Vista e ainda nesta semana chegarão as doações do ACNUR internacional, vindos da Colômbia, para apoio à emergência", disse, em entrevista à CNN, o porta-voz da ACNUR no Brasil, Miguel Pachioni.
Rio Grande do Sul ONU desabrigados casas montáveis desmontadas

Leia também

Balões com lixo da Coreia do Norte voltam a ser avistados na Coreia do Sul


MS: Governo decreta situação de emergência após incêndios no Pantanal


102 anos depois, o retorno do temido 'Nosferatu'; confira o trailer


Os relatos do homem que sobreviveu após 10 dias perdido em montanhas nos EUA


Ex-porta-voz da realeza comenta estado de saúde de Kate Middleton: 'Conjunto de emoções'


'Os Simpsons' previu: Peixe de três olhos é encontrado na Groenlândia