Imagem meramente ilustrativa de rolos de tecido em fábrica - Divulgação/Pixabay
China

China defende supostos centros de 'reeducação' acusados de trabalho forçado

Segundo diversas entidades de direitos humanos, os ditos campos de treinamento estariam, na verdade, utilizando a mão de obra de milhões de imigrantes muçulmanos

Pamela Malva Publicado em 17/09/2020, às 14h30 - Atualizado às 14h31

Na segunda-feira, 14, os Estados Unidos romperam relações com algumas exportações chinesas, alegando que os produtos são fabricados com trabalho forçado de muçulmanos. Agora, o país asiático saiu em defesa dos campos de detenção que o governo de Pequim chama de centros de “reeducação”, segundo a BBC.

Já faz algum tempo que a região de Xinjiang vem sendo criticada pela política de detenção, que, para os EUA, se assemelha aos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Em um novo pronunciamento, contudo, o governo chinês afirmou que os muçulmanos mantidos no local são beneficiados com um treinamento vocacional.

De acordo com as autoridades, os imigrantes recebem aulas de mandarim, habilidades de trabalho e "conhecimento da vida urbana”. Dessa forma, através do suposto projeto, o governo gera mais oportunidades de emprego e ainda combate a pobreza da região.

Diversas empresas, países e instituições que defendem os direitos humanos, no entanto, caracterizam a suposta reeducação como um cárcere disfarçado. A marca de roupas sueca H&M, por exemplo, rompeu relações com uma produtora de fios chinesa, afirmando que a fábrica usava a dita mão de obra escrava de Xinjiang.

No começo da semana, o secretário interino do Departamento de Segurança Interna dos EUA afirmou que os campos em questão representam a “escravidão moderna”. Segundo um porta-voz do Ministério do Exterior da China, no entanto, as acusações de trabalho forçado não passam de uma mentira criada por países ocidentais.

China muçulmanos Pequim trabalho forçado notícia direitos humanos Trabalho Escravo

Leia também

Lendária jaqueta usada por Michael Jackson em 'Billie Jean' vai a leilão


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Homem é condenado pelas autoridades dos EUA a 22 anos de prisão por espionagem


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


‘The Office’: Atriz diz ter se recusado a gravar piada ofensiva na série


Gata é enviada por acidente em pacote da Amazon e sobrevive a viagem de 6 dias