Imagens da cachoeira chinesa - Reprodução/Vídeo/X/@Metropoles
Mundo

Turista descobre que cachoeira da China é alimentada por cano

Ponto turístico famoso na China viralizou após vídeo mostrar cano que alimentaria a Cachoeira Yuntaishan; responsáveis se pronunciaram

Redação Publicado em 06/06/2024, às 18h26 - Atualizado às 21h56

Um ponto turístico natural famoso na China foi envolvido em uma controvérsia de fraude quando um alpinista descobriu que a maior cachoeira do país, na verdade, era alimentada por um cano em sua fonte.

O vídeo da revelação, compartilhado pelo turista nas redes sociais nesta segunda-feira, 3, viralizou e levou as autoridades locais de turismo a prestarem esclarecimentos. De acordo com os operadores do Parque Geológico de Yuntai, onde a cachoeira está localizada, o cano instalado em uma grande rocha é utilizado para auxiliar a cachoeira durante períodos de seca.

A cachoeira Yuntaishan é uma famosa queda d'água com 312 metros de altura, que atrai muitos turistas e é considerada uma das mais belas do país, por ser uma paisagem extremamente “instagramável”. Ela é classificada como uma “área cênica AAAAA” pela Administração Nacional de Turismo da China, uma distinção concedida aos pontos turísticos mais importantes e bem preservadas do país.

A cascata é uma das imagens icônicas da Montanha Yuntai, e durante a estação chuvosa, guias turísticos afirmam que a cachoeira “parece uma galáxia caindo e um pilar de jade sustentando o céu, o que é espetacular”.

⏯ Vídeo mostra suposta fraude em famosa cachoeira chinesa

Situada na província central de Henan, na China, a cachoeira de Yuntai está em risco de perder a popularidade nos próximos dias. Considerada a mais alta do país em fluxo ininterrupto, a queda d'água pode ser uma fraude,… pic.twitter.com/iK8Yz1ewU7

— Metrópoles (@Metropoles) June 6, 2024

Esclarecimentos

Após a disseminação do vídeo, que acumulou mais de 10 milhões de visualizações em redes sociais chinesas como Weibo e Douyin, os responsáveis pelo Parque Geológico foram pressionados a se pronunciar e reconheceram a presença do cano na terça-feira, 4.

Eles explicaram que, devido ao grande volume de água ocorrer apenas durante o outono e a primavera, foram implementadas medidas para garantir que os turistas não ficassem decepcionados, incluindo o uso de canos para fornecer água à cachoeira, conforme repercutido pelo G1.

O Ministério do Turismo chinês também afirmou que a cachoeira é genuína e existe há milhares de anos, e que estavam apenas fornecendo assistência para garantir uma experiência turística satisfatória.

As autoridades do Turismo chinês também observaram que existem muitos casos de cachoeiras na China, e em outros países, que enfrentam “escassez de água” ocasional devido à estação seca ou a fatores humanos, e que intervenções manuais para ajustar o volume de água das cachoeiras são comuns.

China autoridades explicação cano Cachoeira Yuntaishan

Leia também

Participar de Gladiador 2 foi assustador para ator: 'Olham torto'


Estados Unidos: Mulher é presa ao soltar tarântula para expulsar inquilina


Brasileiro faz viagem de 14 mil km para não deixar carro de meio milhão


Especialista acredita que Kate Middleton pode fazer nova aparição


Morre aos 103 anos ex-combatente que lutou na Itália na Segunda Guerra


Após engano, jovem recebe pix de R$ 100 mil e devolve