Imagem aérea ilustrativa de um ciclone - Pixabay
Brasil

Ciclone subtropical pode alterar condições climáticas no Brasil

Segundo autoridades, algumas regiões do país podem sofrer com ventos de até 100 quilômetros por hora e com chuvas de granizo

Fabio Previdelli Publicado em 26/10/2020, às 15h47

Segundo informações da agência Agência Brasil, um ciclone com características subtropicais pode afetar as condições climáticas de algumas regiões do país nos próximos dias. Com isso, a Marinha brasileira já começou a emitir alertas de precaução para os três estados do Sul, além do Mato Grosso do Sul. Em Bahia e Minas Gerais, no entanto, os avisos são de chuvas intensas.  

Nas últimas horas de ontem, 25, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou que o ciclone ganhou força e atingiu a classificação de Tempestade Subtropical Mani. As chuvas já demonstraram alguns sinais de sua força. No município de Marilândia (ES), por exemplo, o nível pluviométrico entre a manhã de sábado, 24, e o dia de ontem, atingiu a marca de 169,8 milímetros (mm), número bem superior aos 96,7 mm da média mensal.  

"De acordo com a Defesa Civil do Espírito Santo, houve ocorrência de alguns deslizamentos. Pedras rolaram nas encostas e segundo o órgão mais de 400 pessoas ficaram desabrigadas", disse o Inmet em nota.  

A perspectiva é que alguns estados possam enfrentar precipitações de 30 a 60 mm por hora, além de fortes ventos que podem chegar até os 100 quilômetros por hora. Com isso, parte da população pode enfrentar apagões de energia, quedas de árvores e alagamentos. Ainda há a previsão para chuva de granizo.  

Em nota no dia de ontem, a Marinha disse que os ventos provocados pelo ciclone podem ocasionar uma agitação marítima com onda, em alto mar, que podem bater os 4,5 metros. "Também há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sul a Sudeste, com até 2,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e do Espírito Santo, ao sul de Regência, até a madrugada do dia 27", completou.  

De acordo com o Inmet, o ciclone irá de afastar do continente nos próximos dias e rumar, provavelmente, para o leste.  

Brasil chuva clima tempestade Meteorologia Ciclone

Leia também

Mãe de Isabella reage à liberdade de Alexandre Nardoni: ‘Lamentável’


Equipes de buscas encontram corpo de última vítima de desabamento de ponte nos EUA


Brasileira nos EUA viraliza ao mostrar itens que são jogados fora pelos americanos


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria