Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Imagem de satélite da NASA registra impressionante colisão de fumaça e ciclones

Nos Estados Unidos tanto as queimadas quanto os ciclones estão alcançando proporções devastadoras

Ingredi Brunato Publicado em 21/09/2020, às 15h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de satélite mostrando fumaça e furacões. - Divulgação/ NASA
Fotografia de satélite mostrando fumaça e furacões. - Divulgação/ NASA

Fotografias de satélite dos Estados Unidos feitas entre 14 e 16 de setembro deste ano foram publicadas no site Observatório da Terra da NASA. Os registro mostram uma coluna de fumaça alaranjada cobrindo boa parte do país e entrando na rota de colisão dos ciclones tropicais, que costumam se desenvolver na costa norte-americana durante esse período. 

Os incêndios florestais americanos, assim como os brasileiros, também quebraram recordes durante esse ano. As queimadas ocorridas no estado da Califórnia, por exemplo, devastaram mais de 1,4 milhão de hectares, que é quase o dobro da marca anterior de  768.000 hectares queimados. A informação é fornecida pelo Cal Fire, uma agência norte-americana de combate a incêndios. 

Sequência de fotografias de satélite mostrando interações de fumaça e ventos. Créditos: Divulgação/ NASA

Para piorar a situação da América do Norte, a temporada de furacões também tem alcançado uma intensidade inesperada. Segundo o National Hurricane Center, a última vez que se registrou tantas tempestades ocorrendo no Oceano Atlântico ao mesmo tempo foi em 1971. 

Como é apontado pelo jornal Live Science, tanto os incêndios florestais quanto as tempestades tropicais teriam sido agravados por conta das mudanças climáticas que estão ocorrendo ao redor do globo.