Imagem meramente ilustrativa de iceberg no Ártico - Wikimedia Commons
Ciência

Cientistas encontram alta taxa de drogas em crustáceos no Ártico

O estudo faz parte de um projeto que busca analisar a relação entre o descarte de remédios e sua presença no meio ambiente

Pamela Malva Publicado em 08/02/2021, às 13h30

Durante explorações do projeto PharmArctic, cientistas noruegueses notaram a presença de diferentes substâncias no organismo de crustáceos do Ártico. Segundo a revista Galileu, foram encontradas taxas de ibuprofeno, antibióticos e antidepressivos.

Apesar de intrigante, a descoberta não foi uma surpresa para os pesquisadores da empresa SINTEF, do Instituto Polar Norueguês e da Universidade Central em Svalbard envolvidos no estudo. Segundo Ida Beathe Øverjordet, os resultados eram esperados.

"Ibux [que possui ibuprofeno] é uma droga comumente usada e que permanece por bastante tempo no meio ambiente” se comparada com o paracetamol, por exemplo, explicou a cientista. “Portanto, esta não foi uma descoberta tão surpreendente".

Anfípode da espécie Grandidierella japonica analisado pelo estudo / Crédito: Wikimedia Commons

 

O maior choque, contudo, veio quando os pesquisadores analisaram as concentrações dos medicamentos. De acordo com a cientista, existia uma quantidade incoerente com a população da região de Ny-Ålesund, uma área com apenas 30 habitantes permanentes.

Nesse sentido, a concentração de alguns medicamentos foi equivalente ou superior às taxas das mesmas drogas encontradas na cidade de Longyearbyen. O problema é que o segundo local tem 2,5 mil habitantes e ainda recebe milhares de turistas todo ano. Os índices encontrados em Ny-Ålesund, portanto, eram altos demais para a região.

Com o objetivo de investigar a relação entre o descarte de lixo por humanos e a presença de drogas no meio ambiente, o projeto PharmArctic ainda não identificou o grau de nocividade dos medicamentos identificados. Ainda assim, estudos mostram que antidepressivos, por exemplo, podem alterar o comportamento de algumas espécies.

notícia animais lixo Ártico Medicamentos descarte analgésicos antidepressivos

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb