Imagem do homem que seria Cristóvão Colombo - Wikimedia Commons
América do Sul

Colombo teria encontrado brutais canibais ao chegar no Caribe, afirmam cientistas

Em alguns de seus relatos, o navegador narrou tribos de homens que comiam outros homens, teoria que era refutada por especialistas até então

Pamela Malva Publicado em 14/01/2020, às 08h00

Em suas cartas, Colombo descreveu um grupo de canibais que circulavam pela América do Sul durante sua visita em 1492. Por muito tempo, cientistas refutaram essa versão e negaram que, naquela época, tais indivíduos existiam.

Agora, graças a uma nova descoberta, os pesquisadores perceberam que, quando Colombo falava sobre sequestradores e canibais, ele estava falando a verdade. Para a pesquisa, os estudiosos analisaram 100 crânios encontrados na região do Caribe.

Datados de cerca de 800 a 1542 d.C., os fósseis indicam que um grupo indígena sul-americano conhecido como os Caribs, de fato, invadiu as ilhas em 800 d.C., muito antes do que se imaginava. Com o estudo, acredita-se que a tribo invadiu o Caribe e outras áreas da costa da América do Sul.

Um dos 100 crânios de Caribs analisados / Crédito: Universidade Estadual da Carolina do Norte

Segundo o próprio Colombo, foi durante essa expansão que os Caribs praticaram canibalismo nos pacíficos arawak e outras tribos locais. Com ataques brutais, eles comiam a carne de seus inimigos conquistados em forma de demonstração de poder.

O relatório da equipe — formada por especialistas de várias universidades dos Estados Unidos — revelou uma característica específica dos crânios dos Caribs. Naquela época, eles achatavam os crânios das crianças, forçando-os a assumir um determinado formato.

A investigação, publicada na revista Scientific Reports, além de confirmar duas invasões já estabelecidas nas ilhas do Caribe, ainda descobriu uma terceira. Isso porque, anteriormente, acreditava-se que os Caribs teriam invadido as ilhas apenas 100 anos depois da chegada dos espanhóis.

Rotas de expansão das invasçoes. A invasão dos Caribs está em roxo / Crédito: Universidade Estadual da Carolina do Norte

 

Segundo os cientistas, as duas primeiras invasões foram feitas pelos colonos do Caribe, que vieram de Yucatan, movendo-se por Cuba e pelas Antilhas do Norte, seguidos pelos arawak, que surgiram em Cuba e nas Bahamas, entre 800 e 200 a.C..

A mais nova descoberta mostra que essa terceira invasão aconteceu, desta vez realizada pela tribo dos Caribs. Por volta de 800 d.C., eles avançaram pelo norte para a Hispaniola, Jamaica e depois Bahamas, onde estavam estabelecidos quando Colombo chegou.

Para Ann Ross, professora de ciências biológicas da Universidade Estadual da Carolina do Norte, a descoberta foi impressionante. “A análise não apenas revelou três grupos distintos de pessoas do Caribe, mas também suas rotas de migração”, disse.

Estados Unidos História Cuba Indígenas Invasão América do Sul portugueses Caribe espanhóis Colombo Navegações descobrimento Tribos indígenas Bahamas

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


‘The Office’: Atriz diz ter se recusado a gravar piada ofensiva na série


Gata é enviada por acidente em pacote da Amazon e sobrevive a viagem de 6 dias


Em homenagem, capacete de Ayrton Senna será projetado na ‘Sphere’ em Las Vegas


Novo estudo em quadra esportiva maia encontra oferendas e plantas ritualísticas


Estudo em misterioso buraco azul revela possíveis túneis e cavernas submarinas