Donald Trump - Wikimedia Commons
EUA

Com decisão do Senado, impeachment de Trump é anulado e ele segue presidente

A vantagem dos Republicanos na Câmara Alta permitiu o mantimento do mandato do empresário, que pretende concorrer à reeleição

André Nogueira Publicado em 06/02/2020, às 07h00 - Atualizado às 07h28

Votação histórica no Senado dos EUA decidiu por inocentar Donald Trump em seu processo de impeachment que já tramitara na Câmara esse ano. Com a decisão da Câmara Alta, o processo é anulado e Trump se mantém presidente, podendo concorrer à reeleição em novembro.

A sessão da casa durou pouco mais de meia hora, em que os senadores julgaram a condenação de obstrução de justiça e abuso do poder. A primeira linha de votação (“artigo de impeachment”) foi marcada pela vantagem de 52 a 48, enquanto eram necessários 67 votos para sua retirada do cargo. A segunda votação, semelhante, ficou 53 a 47.

O resultado era esperado, dado que o Senado é majoritariamente republicano. Apesar de algumas intrigas internas no partido do atual presidente, somente um senador da sigla, Mitt Romney, votou a favor da condenação de Trump por abuso do poder. Memso que alguns considerassem condenáveis suas atitudes no cargo, o restante dos aliados do empresário consideraram as acusações insuficientes para perda do mandato.

Com a decisão, Trump está completamente livre para a disputa do segundo mandato, que ocorrerá em novembro após prévias dos partidos. A chance de reeleição e considerável, dependendo da escolha interna do partido Democrata, disputado principalmente entre Bernie Sanders e Pete Buttigieg.

Donald Trump Donald Trump EUA presidente Impeachment senado votação

Leia também

Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima