A tartaruga-aligátor encontrada em Presidente Prudente - Divulgação/Polícia Ambiental
Reino Animal

Com mordida capaz de quebrar ossos humanos, tartaruga-aligátor é avistada em Presidente Prudente

Uma das tartarugas mais agressivas do mundo, a espécie não é nativa do Brasil

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 28/08/2021, às 11h25

Nativa da América do Norte e América Central, uma tartaruga-aligátor, da espécie Macrochelys temminckii, foi avistada em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, na última quinta-feira, 26. As informações são do G1, seguindo dados da Polícia Militar Ambiental. 

O animal foi encontrado por uma pessoa perto da represa do Rio Santo Anastácio na cidade e foi levado à sede da Polícia Ambiental. As autoridades então encaminharam a tartaruga para o Zoológico da Cidade da Criança, onde está sob cuidados no parque ecológico.

A tartaruga-aligátor segurada por um oficial / Crédito: Divulgação/Polícia Ambiental

 

A Polícia Ambiental afirmou que o animal não é encontrado no Oeste Paulista, informação que foi confirmada pela médica veterinária Érica Silva Pellosi, da Cidade da Criança. Segundo a especialista, a espécie não faz parte da fauna do Brasil e pode ser considerada exótica.

"Ele é encontrado na América do Norte e América Central”, disse a estudiosa. “Ele é um animal extremamente perigoso, agressivo. A sua mordida é muito forte, podendo arrancar um pedaço de um membro". 

Pellosi ressaltou ainda que a tartaruga-aligátor é “um cágado, um animal semiaquático, que se alimenta de peixes, lagartos e pequenas aves”.

Segundo a polícia, trata-se de uma das tartarugas mais agressivas do mundo, além de uma das maiores. Os oficiais apontam ainda que a mordida do animal é mais forte que a de um leão, chegando a até 600 quilos, enquanto a do felino é de 400 quilos.

Foto mostra a tartaruga / Crédito: Divulgação/Polícia Ambiental

 

A comparação com o leão é importante para se ter ideia da capacidade da tartaruga. Mas eles ressaltam que a força das mandíbulas da espécie é tão grande que ela pode até mesmo quebrar ossos humanos facilmente

Quanto ao tamanho, a tartaruga-aligátor pode chegar a até 159 quilos, o que faz dela uma das maiores do mundo, segundo a corporação. 

Segundo a Polícia Militar Ambiental, o animal provavelmente foi abandonado e por isso foi encontrado ao acaso em Presidente Prudente, que não é seu habitat natural. As autoridades afirmam ainda que a ação consiste em crime. 

História Biologia notícia tartaruga-aligátor animal exótico presidente prudente

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada