Imagem da fase de impulso da VSS Unity, da Virgin Galactic - Divulgação/Virgin Galactic
Espaço

Como fósseis de antepassados dos humanos viajaram ao espaço?

Ossadas de hominídeos, incluindo clavícula de 2 milhões de anos, foram as primeiras da história a conhecerem o espaço

Redação Publicado em 13/09/2023, às 09h24

Em um acontecimento histórico, pela primeira vez dois fósseis de antigos hominídeos foram levados a uma viagem para o espaço. O feito foi realizado no último dia 8, à bordo da nave espacial VSS Unity, da empresa Virgin Galactic.

Entre os fósseis transportados na viagem espacial, estão as ossadas de um Australopithecus sediba, um hominídeo sul-africano de 2 milhões de anos, e de um exemplar da espécie Homo naledi, de 250 mil anos.

+ Era mais fácil dar à luz há 2 milhões de anos, revela estudo

"A viagem destes fósseis ao espaço representa a apreciação da humanidade pela contribuição de todos os antepassados e dos nossos antigos parentes", comenta em comunicado o professor Lee Berger, paleoantropólogo e diretor do Centro para a Exploração da Profunda Jornada Humana da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul.

Sem descobertas como a do fogo e a invenção de ferramentas, e sem a contribuição [desses antepassados] para a evolução da mente humana contemporânea, empreendimentos tão extraordinários como os voos espaciais não teriam acontecido."

Tripulação

De acordo com a Revista Galileu, os fósseis transportados na viagem espacial foram mantidos sob os cuidados de Timothy Nash, um tripulante, investidor e conservacionista sul-africano, que teria comprado uma passagem para voar com a Virgin Galactic ainda em 2006. 

Além dele, estavam ali Ken Baxter, um investidor dos Estados Unidos que foi a primeira pessoa a comprar uma passagem como civil para um voo turístico no espaço; e Adrian Reynard, fundador da Reynard Motorsport, uma fabricante de carros do Reino Unido, segundo descrito pelo Space.com.

"Em meio a todos os preparativos para o voo, demorou um pouco para eu absorver a magnitude de estar entre os primeiros civis a ir para o espaço e carregar estes fósseis preciosos", recorda Timothy Nash. "Mas sinto-me honrado por representar a África do Sul e toda a humanidade enquanto carrego estas preciosas representações dos nossos antepassados ​​coletivos na primeira viagem deles ao espaço."

Após o retorno à Terra, os fósseis agora devem ser expostos mais uma vez em museus e outras instituições históricas do mundo.

Mundo História notícias ossos Espaço viagem astronomia Fósseis hominídeos Antepassados Virgin Galactic VSS Unity

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência