O presidente Castillo - Getty Images
Peru

Congresso peruano rejeita impeachment do presidente Castillo

"Saúdo que a sensatez, a responsabilidade e a democracia tenham prevalecido", declarou o presidente em suas redes sociais

Redação Publicado em 29/03/2022, às 10h47

O Congresso do Peru não aprovou o pedido de impeachment contra o presidente do Peru, Pedro Castillo, na última segunda-feira, 28. A oposição o acusava de falta de rumo em sua administração e de permitir uma suposta corrupção ao seu redor.

No início da reunião, que durou mais de oito horas, o presidente apresentou sua defesa. Em seguida 95 parlamentares discursaram. No fim, foram 55 votos a favor da destituição, frente a 54 contra, enquanto outros 19 parlamentares optaram pela abstenção. Para que o impeachment fosse aprovado, seriam necessários 87 votos, segundo informou a AFP.

"Não foi aprovada a resolução para declarar a vacância da presidência da República", disse a presidente do Congresso, María del Carmen Alva.

De acordo com a agência de notícias, o resultado da votação foi previsível, já que a imprensa local já havia informado que os principais opositores de Castillo não tinham os votos necessários para afastá-lo do cargo.

"Saúdo que a sensatez, a responsabilidade e a democracia tenham prevalecido. Reconheço os parlamentares que votaram contra a vacância e respeito a decisão daqueles que votaram a favor", declarou o presidente do país em publicação no Twitter. "Peço a todos para virar a página e trabalhar juntos pelos grandes desafios do país", finalizou.

notícias Peru presidente Impeachment Congresso rejeita Castillo

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada