Os restos da múmia - Divulgação/ Cícero Moraes
Brasil

Conheça o rosto da primeira múmia egípcia encontrada no Brasil

Um incrível trabalho realizado por Cícero Moraes em 2019 deu vida ao rosto de Iret-Neferet, uma das duas únicas múmias egípcias remanescentes no Brasil

Fabio Previdelli Publicado em 29/05/2020, às 08h00

Com técnicas utilizadas em reconstituições forenses, o designer catarinense Cícero Moraes foi responsável por recriar o rosto da múmia egípcia Iret-Neferet (olho bonito em egípcio) — uma das duas únicas múmias remanescentes no Brasil. No inicio do ano, ela foi identificada e datada por uma equipe de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A idade da mulher foi revelada através de um método de radiocarbono — conhecido como Carbono 14 — que revelou que ela tinha entre 42 e 43 anos. O procedimento também permitiu a identificação do período de vida em que ela viveu, acredita-se que seja em algum momento entre 786 a.C e 476 a.C, algo entre 2.495 e 2.787 anos atrás.

O verdadeiro rosto de Iret-Neferet / Crédito: Divulgação/PUCRS

 

Para fazer a reconstituição em três dimensões, o design seguiu alguns passos: Marcou as espessuras da pele com base nas mediadas padrões de seres humanos; projetou linhas para apontar o posicionamento dos lábios, nariz, olhos e orelha; pigmentou a pele com base nas cores étnicas da população do período; incluiu cabelo e, por fim, elaborou a roupa de acordo com as vestimentas da época.

Iret-Neferet é uma das duas únicas múmias egípcias remanescentes no Brasil / Crédito: PUCRS


Além de Iret-Neferet, a outra múmia egípcia presente no Brasil é Tothmea, que veio dos Estados Unidos para o Museu Egípcio Rosa Cruz de Curitiba (PR) em 1995. O Museu Nacional, no Rio de Janeiro, também abrigava outros objetos trazidos por Dom Pedro I e Dom Pedro II, mas eles foram destruídos ou perdidos no grande incêndio ocorrido em setembro de 2018.

Brasil História múmia egípcia Reconstrução 3D Cícero Moraes Design Egito Antigo. Múmia Tothmea

Leia também

Kate Middleton compartilha foto da princesa Charlotte em seu aniversário


Arábia Saudita: Mulher de 29 anos é presa após publicar conteúdo feminista


Revogação de lei antiaborto de 1864 é aprovada pelo Senado do Arizona, nos EUA


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pepe Mujica agradece apoio, mas descarta tratamento fora do Uruguai


Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo